Chuva acida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Flavonóides são compostos de origem natural do grupo dos metabólitos secundários abundantes no Reino Vegetal. Participam na fase que depende da luz durante a fotossíntese, e geralmente são encontrados na parte aérea da planta, estando ausentes apenas em organismos de origem marinha.
Os flavonóides podem ser considerados pigmentos naturais, desempenham um papel fundamental na proteção do vegetalatuando na proteção contra agentes oxidantes (raios ultravioletas, substancias químicas presentes nos alimentos, poluição).
São representativos na dieta humana, mas não podem ser sintetizados em nosso organismo, então são obtidos através de alimentos como frutas, legumes, verduras e também no chá de ervas, no vinho e no mel. Podemos encontrar também este composto em forma de glicosídeos, quepromovem uma melhor absorção intestinal.
Os flavonóides têm uma ampla ação biológica podendo ser pelo simples fato alimentício, mas também pode ter ação medicinal. Os benefícios causados pela ingestão de frutas e outros vegetais se deve a este composto. Ele auxilia na absorção de vitamina C, podem ter ação anti-inflamatória, anti-alérgica, anti-hemorrágica, mas atribuímos sua ação mais importante ade anti-oxidante. Devido a essa sua ação anti-oxidante muitas indústrias e pesquisadores tem mostrando um imenso interesse nesses compostos pois podem ter um papel de prevenção ao câncer e doenças cardiovasculares.
[pic]
Estrutura básica dos flavonóides

Quimicamente falando os flavonóides são compostos tricíclicos possuindo dois anéis aromáticos (anéis A e B), sendo que o C contém o grupamentopirona, já o A possui benzoi. Também possui grupamentos de hidroxila nas posições 5 e 7 e o anel B possui cinamoil, com grupamento de hidroxilas na posição 3’, 4’, 5’.  Tem origem biossintética mista, ou seja, se compõe por subunidade derivadas de duas ou mais vias biossintética.
Na natureza encontramos cerca de 4 mil compostos flavonóides, sua descrição ocorre a partir de sua estrutura química,mas principalmente é descrito a partir do seu grau de oxidação presente no anel C. Apesar do nome flavonóides ter origem do latim de flavus, que significa amarelo, os flavonóides geralmente são incolores e as vezes podem variar do verde ao azul.  Esses 4 mil compostos podem ser subdivida em classes:

Antocianina: Sua coloração pode variar em azul, vermelho e violeta. São predominantes em frutase flores e são usados como corantes.
Flavanas: As Flavanas são incolores. São encontradas em frutas e chás (verde ou preto). Muitas das vezes esse composto é responsável pelo sabor de algumas bebidas, devido à presença da biflavana.
Flavononas: Apresentam uma coloração amarelo pálido quase incolor. São encontradas exclusivamente em frutas cítricas.

[pic]

Flavonas: Tem uma coloraçãoamarelo pálido. São encontradas principalmente em frutas cítricas, mas também podemos encontrá-los em cereais, frutas, ervas e vegetais. São responsáveis pelo pigmento amarelo das flores.
Flavonóis: Possuem uma coloração também amarelo pálido. Estão presentes em várias fontes, sendo mais comuns em frutas e vegetais.
Isoflavonóides: Não possuem coloração. São encontrados apenas em legumes,principalmente na soja.

Flavonoides  é a designação dada a um grande grupo de metabólitos secundários da classe dos polifenóis, componentes de baixo peso molecular encontrados em diversas espécies vegetais. Os diferentes tipos de flavonóides são encontrados emfrutas, flores e vegetais em geral, assim como em alimentos processados como chá e vinho.

Os flavonóides podem ser classificados como γ-pironas ouainda 1,4-benzopironas. São compostos tricíclicos contendo dois anéis aromáticos, os anéis A e B, sendo que o anel C, o qual contém o 345grupamento pirona, não é aromático e apresenta-se sob diferentes estados de oxidação, em especial entre as posições 2 e 3.

O anel A possui o grupo benzoil e o anel B o grupo cinamoil. Tais características são muito importantes na caracterização de...
tracking img