Chuva ácida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Em algumas regiões do mundo a fumaça e os gases liberados pelas fábricas e carros se misturam com a água que está no ar, formando ácidos que caem junto com a chuva, este fenômeno é chamado de chuva ácida (BRIGHT, 1996).
“Chuva ácida” é um termo genérico empregado para vários tipos de precipitações ácidas, porém existem outras formas de precipitações ácidas que podem ocorrer alémda chuva, por exemplo, neve, granizo e neblina ácidos. A acidez atmosférica também pode se manifestar por gases ou partículas secas ácidas além de aerossóis ácidos (BRENA, 2009).
O vapor d’água se combina com gases atmosféricos, como por exemplo, o dióxido de carbono (CO2) formando o ácido carbônico (H2CO3), portanto as chuvas que não sofrem a ação dos poluentes gerados pelo homem podemapresentar um pequeno grau de acidez (BRENA, 2009). Em regiões geográficas não atingidas por ação antropogênicas o pH da chuva natural é de cerca de 5,6. Somente a chuva com pH abaixo de 5 é considerada “ácida” (BAIRD, 2002).
Dois dos principais responsáveis pela chuva ácida, o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio, são originados da queima de combustíveis fósseis. Esses gases ao reagirem como vapor de água existente na atmosfera transformam-se em ácido sulfúrico (H2SO4) e em ácido nítrico (HNO3) diluídos, formando assim, a chuva ácida (BRENA, 2009).
Os poluentes atmosféricos se deslocam por longas distâncias tornando, assim, a chuva ácida um problema de poluição sem fronteiras, por exemplo, a maior parte da chuva ácida que atinge a Noruega, a Suécia e a Holanda é originada emoutros países da Europa (BAIRD, 2002).
Os poluentes naturais, eventualmente, podem contribuir para a poluição atmosférica, por exemplo, um vulcão em erupção que lança muitos gases como o dióxido de enxofre, é um responsável pela chuva ácida, porém os efeitos de erupções vulcânicas não duram muito tempo sendo responsáveis apenas por cerca de 10% da poluição atmosférica mundial, portanto o restanteé causadas pela atividade do homem (BRENA, 2009).
A chuva ácida causa impactos como grandes perdas de produtividade na agricultura provenientes da acidificação dos solos por ocorrer lixiviação de nutrientes e eliminação de organismos que contribuem para o desenvolvimento do solo. Outro problema grave causado pela chuva ácida é acidificação da água de lagos e reservatórios que abastecem aprodução de energia elétrica. Essa acidificação da água causa o desgaste no concreto, nas tubulações, nas turbinas e nas bombas, além de poder matar uma grande variedade de peixes. A chuva ácida também pode destruir a vegetação. No Brasil temos o exemplo da cidade de Cubatão que ocorre bastantes escorregamentos nas encostas da serra do mar pela ação dos poluentes emitidos na própria cidade. A chuvaácida é responsável, também pela destruição de obras civis e monumentos. Algumas cidades históricas sofrem com o problema que chega a ser catastrófico, podemos dar como exemplo as cidades Atena e Roma (BRAGA et al, 2005).





Fotografia de uma floresta alemã tirada em 1970 depois em 1983, após a ação da chuva ácida na região


A chuvaácida causa danos à saúde humana, pois os minerais tóxicos como mercúrio, chumbo cádmio e outros são transportados e dissolvidos por ela disponibilizando-os no ambiente que em seguida são carregados para reservatórios de água destinados à ingestão humana e também são absorvidos pelos vegetais que consumimos. Os animais que consumimos se alimentam de vegetais que absorveram os minerais tóxicos, portantopodem conter grandes quantidades de metais tóxicos. Estes elementos tóxicos podem causar danos ao sistema nervoso humano, mesmo que em baixas concentrações, especialmente de crianças (BRENA, 2009).
A presença se H2SO4 na atmosfera forma partículas de sulfato de amônia ((NH4)2 SO4) que se depositam no solo ou são dissolvidas pela chuva. Esse sal não causa danos ao homem e serve de...
tracking img