Chuva ácida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CHUVA ÁCIDA

É considerada chuva ácida qualquer precipitação, seja em forma de chuva, geada, neve ou neblina, que contenha gases de enxofre e nitrogênio dissolvidos. Na realidade, toda chuva temacidez natural, resultado da combinação do dióxido de carbono (CO2) existente na atmosfera com a água, formando o ácido carbônico (H2CO3), um ácido fraco, que faz com que o pH da chuva seja em torno de5,6. Por causa dessa acidez natural, a chuva só é considerada “ácida” quando possui um pH menor que 5.
Em alguns casos, pode haver precipitação de ácidos fortes, como o HCl, devido à erupçõesvulcânicas, mas o maior problema está nas precipitação de poluentes como o dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio.
* Dióxido de Enxofre
Em uma escala global, a maior parte do SO2 é produzida porvulcões e pela oxidação de gases sulfurados pela decomposição de plantas, mas esse dióxido de enxofre “natural” é lançado em grandes altitudes ou distante dos centros populacionais. A principal fonteantrópica de SO2 é a combustão de carvão, um sólido que pode conter 1 a 9% de enxofre, mas se pulverizado, o enxofre pode ser removido antes da combustão. O enxofre também está presente no petróleo e élançado diretamente no ar na forma de SO2 pelas indústrias em seu refinamento ou indiretamente, durante a purificação do gás natural, na forma de sulfeto de hidrogênio.
* Óxidos de nitrogênio
Apesardo N2 ser o gás mais abundante na composição da atmosfera da Terra, na sua forma diatômica é pouco reativo e para reagir com o oxigênio gasoso precisa de grande quantidade de energia sob a forma dealtas temperaturas e pressões ou uma via catalítica adequada. Na natureza a oxidação do nitrogênio apenas ocorre nas descargas elétricas das trovoadas, fazendo dos óxidos de nitrogênio compostos em geralpouco comuns. Esta situação alterou-se profundamente nas regiões industrializadas com a introdução dos motores a explosão. Nesses motores, as pressões e temperaturas criadas no interior dos...
tracking img