Chrysler building

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades Integradas Pitágoras
Curso de Arquitetura e Urbanismo

Antônio Castro Júnior
Heidy Caroline Barbosa Amaral
Juliana Rodrigues Cândido
Maria Cláudia Flávio Veloso
Vitor SouzaDiamantino

HISTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITETURA V

Montes Claros
Março/2013
Faculdades Integradas Pitágoras
Curso de Arquitetura e Urbanismo

EDIFÍCIO CHRYSLER

Trabalho apresentado para avaliaçãoparcial na disciplina História da Arte e da Arquitetura V no 5º período do curso de Arquitetura e Urbanismo, ministrado pela professora Elisa Santana.

Montes Claros
Março/2013
Introdução

OChrysler Building é um arranha-céu edificado em Nova York, nos EUA, figurando, atualmente, como o terceiro edifício mais alto da cidade, o sétimo mais alto dos EUA e o 44º maior do mundo, com 77 andares,319 metros de altura. Foi concebido por William Van Alen para sediar a empresa automobilística norte-americana Chrysler.
Reconhecido exemplo de Art Déco, foi a primeira construção a ultrapassar os305 metros de altura, perdendo, apenas um ano depois, para o Empire States Building, também em Nova York.

O arquiteto

William Van Alen nasceu no Brooklyn, em Nova York, em 1883. Foi estudar naEuropa em 1908, na Escola de Belas-Artes de Paris.
Em 1911, Van Alen voltou para Nova Iorque, onde formou uma parceria com a H. Craig Severance. A parceria se tornou conhecida por suas estruturasdiferentes de vários andares, de função comercial. A parceria foi desfeita por volta de 1925 e Van Alen continuou a projetar por conta própria, em Nova York.
Van Alen é mais conhecido por seu projeto doChrysler Building, muitas vezes citado como o maior exemplo de arranha-céus no estilo Art Deco.
William Van Alen morreu em 1954.

História

A década de 20 foi marcada por grande progressoindustrial, sobretudo no setor automotivo, onde um empresário chamado Walter P. Chrysler se destacou por fabricar carros considerados modernos para aquela época.
Em 1928, a Chrysler Corporation se tornou...
tracking img