Chrome os

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

RESUMO

A empresa do maior site de buscas do mercado há muito tempo vem desenvolvendo um sistema operacional que todos esperam que venha desbancar o outro que, atualmente, domina o mercado de computadores pessoais, o Windows. Trata-se do tão comentado e tão falado CHROME OS, o sistema operacional da empresa Google. O Google Chrome OS é um sistema operacional de código aberto baseado em Linuxprojetado pela Google para trabalhar exclusivamente com aplicativos web. O objetivo do Google continua o mesmo: Reunir e disponibilizar o maior número que informações, atraindo público para seus serviços. Com o lançamento de um Sistema Operacional para Netbooks, o Google vê a oportunidade de levar a Web para o dia-a-dia de mais pessoas e aumentar o uso da internet em mercados emergentes, como noBrasil. Se considerarmos que hoje a penetração do Google no Brasil é de cerca de 35%, eles ainda têm uma quantidade considerável de público para levar para a internet. Quanto maior o público on-line, maior o tráfego nos serviços e na busca do Google e consequentemente mais pessoas atingidas pelo sistema de publicidade da empresa, sua principal fonte de renda. A interface de usuário faz uma abordagemminimalista, assemelhando-se ao navegador Chrome. O browser será a única aplicação residente no dispositivo, pois o Google Chrome OS é destinado aos usuários que passam a maior parte do seu tempo de uso de computador navegando na Internet. Os primeiros hardwares com o Chrome OS instalado (chamados "Chromebooks") foram lançados em Junho de 2011.

2

INTRODUÇÃO

Quando falamos sobre um sistema decomputação em nuvem, é de grande ajuda dividi-lo em duas seções: o front end e o back end. Eles se conectam através de uma rede, geralmente a Internet. O front end é o lado que o usuário do computador, ou cliente, vê. O back end é a seção "nuvem" do sistema. O front end inclui o computador do cliente (ou rede de computadores) e a aplicação necessária para acessar o sistema de computação em nuvem.Nem todos os sistemas de computação em nuvem têm a mesma interface para o usuário. Serviços baseados na Web, como programas de e-mail, aproveitam navegadores de internet já existentes, como o Internet Explorer e o Firefox. Outros sistemas têm aplicações próprias que fornecem acesso à rede aos clientes. No back end do sistema estão vários computadores, servidores e sistemas de armazenamento dedados que criam a "nuvem" de serviços de computação. Na teoria, um sistema de computação em nuvem inclui praticamente qualquer programa de computador que você possa imaginar, do processamento de dados aos videogames. Cada aplicação tem seu próprio servidor dedicado. Um servidor central administra o sistema, monitorando o tráfego e as demandas do cliente para assegurar que tudo funcione tranquilamente.Ele segue um conjunto de regras chamadas protocolos e usa um tipo especial de software chamado middleware, que permite que computadores em rede se comuniquem uns com os outros. Se uma empresa de computação em nuvem tem muitos clientes, é provável que haja uma alta demanda por muito espaço de armazenamento. Algumas companhias requerem centenas de dispositivos de armazenamento digitais. Sistemas decomputação em nuvem precisam de pelo menos o dobro do número de dispositivos de armazenamento exigidos para manter todas as informações dos clientes armazenadas. Isso porque esses dispositivos, assim como todos os computadores, ocasionalmente saem do ar. Um sistema de computação em nuvem deve fazer uma cópia de toda a informação dos clientes e a armazenar em outros dispositivos. As cópiashabilitam o servidor central a acessar máquinas de backup para reter os dados que, de outra forma, poderiam ficar inacessíveis.

3

CHROME OS

HISTÓRICO

Anunciado em 7 de julho de 2009 com um foco bastante diferente: os netbooks e usuários que utilizam principalmente a internet em seus computadores, o Chrome OS teve um lançamento público de uma versão estável durante o segundo semestre de 2010, no...
tracking img