Choques eletricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido, a fim de demonstrar a baixa significância há um tema tão importante para a integridade física das pessoas que utilizam energia elétrica em baixa tensão ea conscientização da utilização dos meios adequados a proteção contra choques elétricos.



Choques Elétricos

Por definição o choque elétrico é o conjunto de perturbações de natureza eefeitos diversos, que se manifestam no organismo humano ou animal, quando este é percorrido por corrente elétrica e a sua gravidade está relacionada aos seguintes fatores: Percurso da corrente,Intensidade da corrente elétrica e tempo de exposição a corrente elétrica.

Os dois principais tipos de contatos são:

Contato indireto: falta interna de algum equipamento, peças de metal podemtornar-se "Vivas" ( energizadas ).

Contato direto: Contato direto com partes "vivas" pode ocasionar fuga de corrente elétrica, através do corpo humano, para a terra.

Os choques elétricos podemcausar lesões térmicas e não térmicas, dentre elas:

Lesões térmicas: Queimaduras de 1º, 2º e 3º graus nos músculos e pele; Aquecimento e dilatação dos vasos sanguíneos, carbonização de ossos ecartilagens, queima de terminações nervosas e sensoriais.

Lesões não térmicas: Danos celulares, espasmos musculares, contração descoordenada dos músculos do coração (fibrilação ventricular, paradarespiratória e cardíaca, ferimentos resultante de quedas e perda de equilíbrio.

É a partir dos 30mA que a corrente pode começar a provocar efeitos danosos em nosso corpo, indo desde um leveformigamento, passando pela paralisia momentânea e pela tetanização (rigidez total dos músculos), e podendo chegar a fibrilação (movimentos descoordenados do coração),  parada cardíaca ou respiratória. Aintensidade da corrente elétrica irá depender da tensão de contato e da resistência do corpo humano no momento do contato. Abaixo segue tabela das possíveis correntes nos com os seu contatos:...
tracking img