Choques culturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda o conceito teórico e prático de Choque Cultural e os Transtornos Emocionais. Mas o que são eles? De acordo com o dicionário Luft, choque significa “s.m. 1. Encontrão; embate. 2. Abalo emocional; [...] 4. comoção ou conflito; oposição.” Já cultura, significa “Conjunto de experiências humanas (conhecimentos, costumes, instituições, etc.) adquiridas pelocontato social acumuladas pelos povos através dos tempos”. Então nada mais lógico que o termo choque cultural seja o encontro de duas (ou mais) culturas diferentes e suas consequências.
Agora a palavra transtorno é definida como “[ô] s.m. 1. Ação ou efeito de transtorna (-se). 2. Desarranjo. 3. Contratempo. 4. Perturbação (mental).” E emoção é “s.f. Abalo moral; comoção. emocional adj.2g.”. Ouseja, os transtornos podem ser definidos como experiências desagradáveis de excesso ou de ausência de estimulação, que potencialmente prejudicam a saúde, causando uma deficiência no desenvolvimento geral.
Portanto, o trabalho busca tratar, além de seus conceitos, suas etapas, suas influências, sua história, como se manifesta, etc.


















2. CHOQUES CULTURAISDesde antes do período das Grandes Navegações, o Homem sofre com o choque cultural. Termo que foi cunhado em 1954, como sendo a “consequência do esforço e da ansiedade resultante do contato com uma nova cultura além do sentimento de perda, confusão e impotência resultante da perda das informações culturais e regras sociais previamente acostumadas”.
Esse processo é tão amplo, que pode ocorre com amaioria dos imigrantes (empresários em trabalhos práticos no exterior, bem como para os euro-americanos em sua cultura e na sociedade, as populações submetidas à mudança tecnológica e social enorme, os funcionários, clientes e o público em escolas, hospitais e outras instituições).
Sua solução e processo podem ser destacados em quatro etapas sequenciais e cíclicas. O ciclo pode ser repetidoconforme novas crises são encaradas e requeiram novos ajustes:
1. Fase da lua-de-mel ou turista
É caracterizada pelo interesse, euforia, expectativas positivas e idealizações sobre a nova cultura. Mesmo que possam existir ansiedade e stress, eles tendem a ser interpretados positivamente.
2. Fase da crise ou choque cultural.
Pode começar como uma grande crise ou em uma série de problemas quevão se acumulando. As coisas começam a dar errado, pequenas dificuldades viram problemas gigantescos e as diferenças culturais se tornam incômodas. É comum o sentimento crescente de desapontamento, impaciência, frustração, desilusão, confusão e rejeição pelos outros e isso pode levar a depressão, isolação, raiva ou hostilidade.
3. Fase do ajuste, reorientação e recuperação.
A fase da recuperaçãoé o aprendizado de como se ajustar efetivamente ao novo ambiente cultural. A resolução do choque cultural reside em aprender como realizar uma adaptação aceitável à nova cultura. Para uma solução efetiva é necessário que haja ajustamento e adaptação: desenvolver habilidades em resolver problemas para lidar com a cultura e começar a aceitar sua forma com uma atitude positiva. O ajuste é lento erequer vários ciclos de crise e adaptação.
4. Fase da adaptação, resolução e aculturação.
A total assimilação de uma cultura é difícil senão até impossível porém, conforme o processo de aculturação avança, é comum que mudanças substanciais aconteçam com o indivíduo conforme ele desenvolve uma identidade multicultural. A aculturação não significa abandonar seus modos antigos ou perder suaidentidade cultural anterior mas sim a ciência pessoal e construtiva para ter respostas culturais e pessoais que se encaixem no novo ambiente.
Existem alguns motivos que levam ao choque cultural, quatro motivos na verdade, eles são: O primeiro seria o stress, que ocorre pelo contato com novo ambiente e impactos psicológicos relativos ao contato com o mesmo.
Na interação com outras culturas...
tracking img