Choque eletrico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Choque Elétrico

Definição.

Pode-se definir o choque elétrico como uma perturbação de natureza e efeitos diversos que se manifestam no corpo humano quando por ele circula uma "correnteelétrica". O choque elétrico acontece porque o corpo humano se comporta como um condutor elétrico, possibilitando a passagem da corrente elétrica e oferecendo uma "resistência" através dele. As manifestaçõesrelativas ao choque elétrico dependendo das condições e intensidade da corrente pode ser desde uma ligeira contração superficial até uma violenta contração muscular que pode provocar a morte. Atéchegar de fato a morte existem estágios e outras conseqüências.

Intensidade do Choque Elétrico
Costuma-se associar o "estrago" que o choque pode causar com o nível de tensão, porém o correto é quedepende da intensidade da corrente elétrica que atravessa o corpo da pessoa durante o choque e do caminho da corrente elétrica pelo corpo. Certamente que quanto maior for a tensão, maior é aprobabilidade de ocorrer um dano físico à pessoa, tendo em vista que pela lei de Ohm o aumento da corrente é diretamente proporcional ao da tensão e inversamente proporcional ao da resistência elétrica, ouseja, para a mesma resistência do corpo humano, que é relativamente constante (entre 1300 e 3000 ohms para a tensão de 127 V), se aumentarmos a tensão, conseqüentemente a corrente aumentará.
De acordocom a Norma Regulamentadora número 10 (NR 10 - Segurança em serviços com eletricidade) do Ministério do Trabalho do Brasil, tensões menores que 50 V em corrente alternada e 120 V em corrente contínuasão inofensivas. Estas são chamadas de extra baixas tensões (EBT). Tensões maiores que 50 V e menores que 1000 V em corrente alternada e entre 120 V e 1500 V em corrente contínua são chamadas de baixatensão (BT), enquanto tensões de valores iguais ou maiores a 1000 V em corrente alternada e 1500 V em corrente contínua são chamadas de alta tensão (AT).
Assim, pessoas que sofrem um choque...
tracking img