Choque elétrivo

Páginas: 8 (1880 palavras) Publicado: 11 de abril de 2011
[pic]

CHOQUE ELÉTRICO

Ana Paula Scalvi, Aline Rodrigeri, Cidiane Aresi

Chapecó- SC 5 de Novembro de 2010

SUMÁRIO

1. Objetivos geral 3
1.2Introdução 3
2. Contexto 4
2.1 O choque elétrico 4
2.3 Tipos de choque elétrico 4
2.4 Causas e conseqüências 5
2.5 Medidas de prevenção para evitar choque elétrico 6
2.6 Regras básicas 7
2.7 Procedimentos adotados em vitimas de choqueelétrico 8
3. Conclusão 9
4. Bibliografia 10

1. OBJETIVO GERAL

Temos como objetivo deste trabalho informar a todos que desconhecem o assunto para a importância das precauções em virtude dos riscos do choque elétrico sendo a energia elétrica o pilar da sociedade moderna.

1.2 INTRODUÇÃO

Mesmo antes de a humanidade ter conhecimento da eletricidade, o ser humano e os animaisjá eram submetidos aos riscos do choque elétrico. Por ser a descarga elétrica um efeito rápido e forte, sua presença sempre foi respeitada produzindo temeridade, sendo seus efeitos associados à ira dos deuses. Somente com o domínio da ciência da eletricidade o ser humano evoluiu, desfrutando de todos seus benefícios. Na época, foram construídas as primeiras redes elétricas e junto com elasapareceram também vários problemas de ordem operacional, sendo o mais grave deles o choque elétrico.
Desde então a humanidade convive com mais esse problema o “choque elétrico”. O beneficio da eletricidade foi de tal grandeza, que hoje nos vivemos literalmente imersos em um novelo de redes elétricas, sendo o isolante o único elemento que nos separa da eletricidade.
Atualmente os condutoresenergizados perfazem milhares de milhões de quilômetros, portanto, um defeito nessa isolação aleatoriamente aparecerá em algum lugar, produzindo um grande potencial de risco ao choque elétrico, como a população mundial é muito grande, haverá uma grande chance de alguém estar perto desse defeito, ocasionando um acidente inevitável. Devido à imensidão das redes elétricas, o choque elétrico é umevento habitual e cada pessoa já recebeu pelo menos um choque elétrico, muitas vezes inofensivo desde uma descarga estática na porta do carro a um choque na tomada de casa ou algum fio descascado.

2. Contexto

2.1 O CHOQUE ELÉTRICO

Em uma sociedade moderna, a energia elétrica pode ser considerada um pilar para o consumismo, quer propiciando conforto aos nossos lares quer atuando comoinsumo nos diversos segmentos da economia. Os acidentes ocorridos com eletricidade, no lar e no trabalho, são os que ocorrem com maior freqüência e comprovadamente os que trazem as mais graves conseqüências.
O maior transtorno que a corrente elétrica pode causar ao homem é o choque elétrico que por definição cientifica é um estímulo rápido e acidental do sistema nervoso do corpo humano, pelapassagem de uma corrente. Essa corrente circulará pelo corpo da pessoa quando ela torna-se parte do circuito elétrico que possua uma diferença de potencial suficiente para vencer a resistência elétrica oferecida pelo corpo, ocasionando ou não perturbações físicas ou psíquicas. Dependendo da resistência do seu corpo e da intensidade da corrente, a gravidade do choque elétrico será maior ou menor.2.2 TIPOS DE CHOQUES

Existem três categorias de choque elétrico, sendo classificado por sua origem:
Choque por contato com circuito energizado: ocorre pelo contato direto da pessoa com a parte energizada da instalação, durando apenas enquanto houver o contato e a fonte de energia estiver ligada. As conseqüências podem ser pequenas contrações ou até lesões irreparáveis.Choque por contato com corpo eletrizado: ocorre pelo acúmulo de eletricidade estática sendo que a duração desse tipo de choque é muito pequena, o suficiente para descarregar este acúmulo contido no elemento energizado. Na maioria das vezes este20tipo de choque elétrico não provoca efeitos danosos ao corpo, devido a curtíssima duração, mas podendo causar algum dano no equipamento.
Choque...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • choque
  • Choque
  • Choque
  • Choque
  • Choque
  • Choque
  • Choques
  • CHOQUES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!