Choque elétrico na construção civil

CHOQUE ELÉTRICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

CHOQUE ELÉTRICO

È perturbação de natureza e efeitos diversos que se manifesta no corpo humano quando por ele circula uma corrente elétrica.

ISSO POR QUENOS ACONTECE?

O corpo humano é ou se comporta como um condutor elétrico, que, possui inclusive uma resistência.

CHOQUE ELÉTRICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

• A indústria da construção civilapresenta aspectos peculiares inerentes ao seu método produtivo, o que interfere indiretamente no controle dos riscos. Vale salientar o tamanho das empresas, a diversidade das obras, a mudança constante doambiente de trabalho e a rotatividade de mão de obra entre as empresas ( Barkokébas 2003 ) De acordo com (Alencar 2005 ) Na ocorrência de acidentes por choques elétricos há uma probabilidadeconsiderável este a ser fatal.

• No Brasil a situação não é muito diferente, pois segundo o Sinduscon/PE ( Barkokébas 2004 ) o choque elétrico é responsável por apenas 6,78% dos acidentes na construçãocivil, sendo 50% destes fatais. Incluindo os riscos elétricos decorrentes de instalações elétricas inadequadas.

• A funda centro ( 2001 ) diz que todas as instalações elétricas seja ela baixaou alta tensão são perigosas pois podem causar acidentes fatais. Por, nos trabalhos com eletricidade, é preciso conhecer o serviço e saber quais formas de se proteger contra os acidentes.

• Paramais segurança nas instalações elétricas provisórias dos canteiros de obras, o COMITÊ PERMANENTE REGIONAL DE PERNAMBUCO – CPRP/PE criou a deliberação consensual que torna obrigatório o uso dodispositivo diferencial residual – DR em obras desde 2004 proteções de todos os equipamentos elétricos nos canteiros de obras.

• É necessário que o circuito elétrico esteja desenergizado para aexecução de qualquer tipo de serviço em instalações elétricas sendo fundamental o acompanhamento das ordens de serviço.

• Os condutores devem ter isolamento adequado, não sendo permitido obstruir...
tracking img