Choque cambial e depreciação das taxas de cambio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Matriz de atividade individual*

Módulo: 04 Atividade: Atividade Individual 2
Título: Choques Cambiais e Depreciação das Taxas de Câmbio.
Aluno: Cledson Oliveira Santa Brígida
Disciplina:Introdução a Economia Turma: IEPOS_T0122_1011 IEPOSEAD

Introdução

O câmbio é uma operação financeira caracterizada pela troca da moeda de um país pela moeda de outro, com o objetivo de facilitar astransações entre países.

O mercado de câmbio é formado pelos diversos agentes econômicos que compram e vendem produtos, conforme suas necessidades. O preço de uma moeda em relação a outra é chamadode câmbio nominal.

Existem várias formas de regimes cambiais, mas a taxa de câmbio é determinada em um país. Atualmente o Brasil vive no regime de câmbio flutuante (flexível), onde a taxa decâmbio oscila em função da oferta e demanda no mercado.

A maxidesvalorização do real em janeiro/1999 representou uma séria ruptura na economia brasileira, forçando o governo brasileiro a “rasgar” oacordo que havia feito com o FMI em dezembro/2008. Essa maxidesvalorização do real implicou dramáticas mudanças quanto à trajetória de curto e médio prazo da economia brasileira.

As empresas brasileirasque participam do comércio internacional dependem substancialmente da taxa de câmbio.

As transações comerciais entre os países ocorrem através das exportações e das importações. Essa movimentaçãoafeta a economia interna, levando ao incremento ou estagnação dos investimentos em decorrência dos custos que gera e de outros fatores.

Curva da oferta

A taxa de câmbio entre diversas moedasvariam a todo instante. Essas variações são denominadas de apreciações ou depreciações nominais.

Essas variações criam expectativas no mercado, influenciando-o positiva ou negativamente. Essasvariações também geram reações dos agentes afetados para que as respectivas economias não paguem a conta até que o equilíbrio seja atingido novamente.

A curva da oferta é a representação (em gráfico),...
tracking img