“CHOOSING QUALITATIVE RESEARCH: A PRIMER FOR TECHNOLOGY EDUCATION RESERCHERS” MARIE C. HOEPFL

1087 palavras 5 páginas
RJ, 21/05/2002

“CHOOSING QUALITATIVE RESEARCH: A PRIMER FOR TECHNOLOGY EDUCATION RESERCHERS” MARIE C. HOEPFL

O texto inicia sua abordagem no cenário de carência da Pesquisa Qualitativa na área de educação tecnológica. É percebida uma falta de familiaridade na predominância dos pesquisadores e há uma enorme necessidade de que seja usado este método de forma mais constantes e mesmo que por vezes experimental.

O objetivo deste artigo, portanto, é elaborar as razões para a escolha da metodologia qualitativa e abordar as características deste tipo de pesquisa.

Há uma introdução onde são colocadas as tensões entre a pesquisa qualitativa e os paradigmas da pesquisa quantitativa. Neste último, o pesquisador se atém a utilização de métodos experimentais e medidas quantitativas para testar generalizações de hipóteses. Na situação da investigação qualitativa é utilizada uma abordagem naturalista, buscando entender os fenômenos (daí o nome fenomenológica) dentro de uma interpretação inserida no contexto específico.

No entanto não é necessário confrontar estas duas correntes, uma vez que ambos podem conviver consolidando um ao outro. De acordo com Russek e Weinberg (1993), nenhuma das duas metodologias atende completamente a necessidade da pesquisa, ao menos na área da educação tecnológica, não podendo portanto sobreviver sozinhas.

De acordo com o texto, as bases para a utilização da metodologia qualitativa são principalmente a necessidade de sua aplicação para um melhor entendimento de um assunto que pouco se sabe; ou a investigação de detalhes de um tema já conhecido.

Após esta análise preliminar, a autora traz a opinião de alguns estudiosos sobre as características da investigação qualitativa. É feito uma síntese destas descrições sobre este tipo de metodologia e podemos observar pontos como a ênfase no cenário natural (descrição e interpretação de cenários como eles realmente são); o pesquisador como ator e instrumento humano da

Relacionados