Chomsky e sausse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB | |
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA
E LITERATURAS NA MODALIDADE EAD




PATRICIA GRAMLICH DIAS DE ALMEIDA -SE-20112-LETI-G3

PRODUÇÃO TEXTUAL DE ESTUDOS LIGÜÍSTICOS - SAUSSURE E CHOMSKY

Santo Estevão
2012
PATRICIA GRAMLICH DIAS DE ALMEIDA- SE-20112-LETI-G3

PRODUÇÃO TEXTUAL DE ESTUDOS LIGÜÍSTICOS. SAUSSURE ECHOMSKY

Atividade apresentada ao Curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Inglesa e Literaturas na Modalidade EAD da Universidade do Estado da Bahia- UNEB para fins de avaliação.Orientadora: Taísa Alves Brandão

Santo Estevão
2012

Ideias de Saussure sobre a diferença entre Língua e fala e as de Chomsky sobre Gramática Universal, Inatismo e a dicotomia Competência edesempenho:

Saussure:


Saussure (1973) deixou inúmeras contribuições, entre elas as famosas dicotomias: língua e fala, sintagma e paradigma, sincronia e diacronia, significante e significado.
A partirde suas ideias, surgiram várias correntes linguísticas, seja contrariando-o, seja seguindo-o. Saussure (1973) definiu o objeto de estudo da linguística moderna. Para ele, a fala é assistemática,heterogênea e concreta; já a língua é sistemática homogênea, abstrata e, portanto, passível de análise interna. A língua passou a estabelecer uma oposição à fala. Sendo assim, Saussure promoveu o corte quedeixa de fora as questões relativas à fala. Em sua concepção, a língua faz a unidade da linguagem, ficando no âmbito da homogeneidade e do abstrato, sem considerar a exterioridade. O objeto dalinguística é uma língua na qual se possam examinar as relações sistêmicas, abstraindo-se totalmente o uso.
Quando Saussure inaugura a Lingüística Moderna, no início do século XX, conhecida a partir dapublicação do Curso de lingüística geral, provavelmente o aspecto mais importante de seu estudo inovador seja justamente a definição da língua como objeto da Lingüística. Saussure afirma que a...
tracking img