Chocolate

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2
2 FABRICAÇÃO DO CHOCOLATE 4
2.1 MANTEIGA DE CACAU 4
2.1.1 Critérios de qualidade para a manteiga de cacau 5
2.2 MISTURA DOS INGREDIENTES 5
2.3 REFINO 5
2.4 CONCHAGEM 6
2.5 TÊMPERA 7
2.6 ENVASAMENTO/MOLDAGEM DO CHOCOLATE 7
2.7 VIBRADOR 8
2.8 RESFRIAMENTO EM TÚNEL COM CONTROLE DE UMIDADE 8
3 CONCLUSÃO 9
4 REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Não épossível afirmar com precisão quando o cacau foi descoberto, mas acredita-se que os primeiros a utilizar este fruto foram os olmecas, por volta de 1500 a.C., na costa do Golfo do México. Também sabe-se que os maias e os astecas faziam uso do cacau, que era considerado como "alimento dos deuses"; nessa época o cacau era consumido como uma bebida fria, adicionada de diversos condimentos, o"tchocolalt".
O chocolate pode ser definido como uma suspensão de partículas sólidas de sementes de cacau torradas e finamente moídas ou massa de cacau, juntamente com açúcar e sólidos de leite em manteiga de cacau (a fração gordurosa contínua da massa de cacau), que também contribui para o aroma, sabor, cor, além de promover forma ao produto final. Deve fundir rápido e completamente em temperatura próximaa do corpo humano, caso contrário, poderá promover um pobre desprendimento de aroma/sabor e, provavelmente, um residual ceroso. Existem varias formas de se comercializa-lo entre ele temos, barras, bombons, ovos de páscoa e confeitos. E também algumas variedades, entre elas as mais comuns são: chocolate ao leite, onde o leite em pó e/ou condensado substitui parte da massa de cacau, resultando numsabor mais suave, chocolate amargo, que apresenta um elevado teor de massa de cacau e de manteiga de cacau e não contém açúcar, chocolate meio amargo, que apresenta um elevado teor de massa de cacau e de manteiga de cacau e pouco açúcar, chocolate branco, que não contém massa de cacau, mas apenas manteiga de cacau, açúcar e leite, chocolate de cobertura, que tem alto teor de manteiga de cacau,tornando-o muito liso e brilhante, chocolate dietético, que é formulado para atender a certos tipos de patologia como, por exemplo, o diabetes, chocolate em pó, trata-se da fava do cacau, reduzida a pó, do qual foi extraída boa parte da manteiga de cacau e adicionado o açúcar.
O chocolate possui muitas vantagens, dentre elas: é uma fonte rápida de energia; Alguns de seus componentes ativam aprodução de serotonina, uma substância relacionada às sensações de prazer e bem-estar. Por conter cafeína, consumido em quantidades normais, é suficiente para estimular o sistema nervoso central, o coração, a circulação e os rins, reduzindo o cansaço, melhorando a coordenação motora e aumentando a atividade sensorial. Outro estimulante presente no chocolate é a teobromina, uma substância similar à cafeínaque também favorece a atividade mental; Pesquisas recentes sugerem que o produto estimula a pressão sanguínea reduzindo o risco de doenças cardíacas; A presença de flavonóides no cacau que compõe o chocolate pode ter o mesmo efeito benéfico do vinho, se consumido com moderação. Encontrados em vegetais e frutas (como uva), os flavonóides são compostos que atuam como antioxidantes, evitando aformação de radicais livres, que atuam no processo de desenvolvimento da aterosclerose.
Mas ele também possui algumas desvantagens, entre elas, é rico em gorduras e altamente calórico; Conforme rótulo nutricional, 30 g de chocolate ao leite contêm cerca de 10 g de gordura. Desse total, dois terços são compostos por gordura saturada. Esse tipo de gordura aumenta as quantidades de LDL (mau colesterol) nosangue, o que contribui para a obstrução das artérias e o conseqüente surgimento das doenças cardíacas; Quase não contém fibras; É pobre em vitaminas e sais minerais porque muitas das propriedades benéficas do cacau se perdem no processo de industrialização do produto; Mulheres que amamentam não devem abusar do chocolate, pois ele contém cafeína e o excesso dessa substância pode prejudicar a...
tracking img