Chocolate

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Departamento de Ciências dos Alimentos
NUTA44- Panificação e Confeitaria
NUTA- Ateliê Gastronômico V















CHOCOLATE



























Salvador-Ba
2013






KEILA GABRIELI MATOS DOS PRAZERES
LEILANE FALCÃO TELES














CHOCOLATETrabalho apresentado ao professor Asdrubal,
como requisito para obtenção de nota parcial
para as disciplinas Ateliê Gastronômico V
e Confeitaria e Panificação.










Salvador-Ba
2013Introdução

O cacau já era cultivado e consumido pelos índios Astecas no México e pelos Maias na América Central bem antes da chegada dos colonizadores europeus. Além disso, o cacau era muito cultuado, pois, para eles, era um alimento sagrado. Chamado de “cacauhualt”, consideravam um presente do Deus do Vento, Quetzalcoatl, que teria roubado um cacaueiro da Terra dos Filhos do Sol e ofereceu a árvorepara os homens. Como as sementes de cacau eram muito valiosas, os índios chegavam a usá-las como moedas.
As amêndoas de cacau eram trituradas entre pedras e, a partir de então, resultavam em uma pasta escura e amarga que, misturada com água, farinha de milho e algumas especiarias como a baunilha, a pimenta vermelha e o gengibre se transformavam em uma bebida. A preparação desta bebida eradestinada somente para consumo em rituais religiosos e comemorações especiais, cujo nome era “Tchocolath”.
Muito tempo depois, após a descoberta do leite em pó, em 1875, o suíço Daniel Peters fez a experiência de adicioná-lo ao chocolate, dando início assim, ao conhecido “chocolate ao leite”.
A árvore que dá origem ao cacau é o cacaueiro. Ele se desenvolve em florestas e bosques escuros e úmidos, numlocal longe dos ventos fortes e protegidos pelas grandes árvores das florestas tropicais, numa temperatura entre 15 e 35 graus.
O cacau veio ao Brasil em 1746, chegando no sul da Bahia, com as primeiras sementes trazidas por Luiz Frederico Warneau, um colono francês. As sementes eram plantadas como plantas ornamentais, à margem do Rio Pardo, atualmente é a cidade de Canavieiras.
O cacau oferecetrês matérias primas para a produção de chocolate: a massa de cacau, a manteiga de cacau e o cacau em pó. O processo de industrialização do chocolate envolve as seguintes etapas:
Secagem das sementes, torrefação, moagem (que gera a massa de cacau), prensagem (que resulta na manteiga de cacau e torta de cacau), e outra moagem que produz o cacau em pó (12% de gordura e não contém açúcar).
Para queum chocolate tenha este nome em seu rótulo, é necessário seguir a legislação brasileira que exige para chocolate líquido, barra e pó, um mínimo de 25% de cacau e para chocolate branco, um mínimo de 20% de manteiga de cacau.
Produção de Cacau no Brasil
Alguns estudiosos admitem que 1665 foi o ano da primeira tentativa de implantar a cultura cacaueira na Bahia. O correto, no entanto, é 1746.Neste ano, o colono francês Louis Frederic Warneaux trouxe sementes do Pará e as plantou na fazenda Cubículo, à margem direita do rio Pardo, na capitania de São Jorge de Ilhéus, hoje município de canavieiras. As condições climáticas, a topografia e o solo baiano eram propícios à cultura do cacau, por isso, a região de Ilhéus acabou se tornando uma poderosa produtora. 

A lavoura cacaueira começouentão a se expandir na Bahia. Essa expansão, porém, foi processada através de lutas violentas, que se prolongaram até as primeiras décadas do século 20. Os latifúndios foram invadidos e muitas aquisições ilícitas de terras foram obtidas. As oligarquias desapareceram e os latifúndios, por motivo de herança ou econômicos, se divideram em fazendas organizadas a partir da revolução de 1930. 

A...
tracking img