Chocolate

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Delicioso e inconfundível, o chocolate sempre está ligado à lembrança de fatos alegres. É o doce mais consumido no mundo. Não importa a idade, raça, cor, credo e classe social, todos adoram saborear o chocolate, seja qual for seu sabor ou forma. O Brasil já foi o maior produtor e exportador de cacau, mas hoje em dia tem que importar para poder atender seus fabricantes econsumidores.
Encontramos diversas classificações do chocolate, devido à concentração de cacau e de gordura em sua composição.
Esse estudo abordará a história do chocolate desde o uso nas civilizações astecas e maias até se tornar popular em todo o mundo. Será descrita toda a sua produção desde a sua colheita e mostrando os passos necessários para torná-lo tão irresistível para o consumo. Serámostrada a sua relação entre o consumo e os benefícios para a saúde das pessoas.
Inúmeras dúvidas surgem quando o assunto é chocolate. Será que ele engorda? Causa acnes? Interfere no humor? Embora sua comercialização como um medicamento seja pouco provável, este estudo mostrará que comer com moderação o chocolate mais escuro resulta em benefícios para a saúde. Afinal, nada se compara com o prazer emse deliciar com um chocolate.

2. REVISÃO DE LITERATURA

3.1 A HISTÓRIA DO CHOCOLATE

Os primeiros registros do uso do chocolate datam do período OLMECA, civilização pré-colombiana. Porém existem evidencias do seu cultivo antes desse período. Sempre foi usado como bebida e como ingrediente para alimentos. Na civilização MAIA era cultivado e com suas sementes era feita uma bebidaamarga que recebia o nome de xocoalt, temperada geralmente com baunilha e pimenta. Acreditavam que essa bebida combatia o cansaço e era afrodisíaca.
Há vestígios de uma plantação de cacau que data de 1100 a 1400 a.C., o recipiente encontrado e a análise de seu conteúdo revelaram que era usado para produzir uma bebida alcoólica pela fermentação dos açucares que envolvem a polpa do cacau. Até hoje emdia, em alguns lugares da América Latina fazem-se essa bebida. O chocolate era usado para fins cerimoniais religiosos e no cotidiano, sendo consumido apenas pela elite maia e asteca.
O cacau foi de grande importância econômica. Os Maias usavam os grãos como moeda. Dez grãos equivaliam a um coelho e com cem grãos de primeira qualidade era possível adquirir um escravo. No império Asteca assementes eram usadas para pagar tributos. Seu uso como forma de pagamento continuou até o século XX, pois em alguns lugares da América Central o cacau era ainda usado como dinheiro (WIKIPÉDIA,2011).

3.2 A CHEGADA DO CHOCOLATE NA EUROPA

Em sua quarta viagem, em um mil quinhentos e dois, Cristóvao Colombo abordou grandes canoas maias carregadas com amêndoas de cacau. Mas somente em um milquinhentos e dezenove quando Hernán Cortés conquistou o império Asteca, foi que os espanhóis descobriram como utilizar essas amêndoas.
Os indígenas a consumiam em forma de bebida fria, sem adoçante e sem leite, o que não agradou ao paladar europeu, pois a acharam muito amarga. Então adicionaram a essa bebida açúcar, canela e anis, tornando-a mais apreciada. Para que o seu transporte fosse facilitado,usavam uma forma de preparo onde o pó era prensado em forma de tabletes, e para consumi-lo derretiam em água.
Em um mil quinhentos e vinte e seis, Cortés levou diversas amêndoas para a Espanha, e essa foi a primeira vez que foram consumidas fora do continente americano. Por quase cem anos o preparo a bebida era um segredo espanhol, onde apenas a aristocracia tinha acesso ao produto. Foiintroduzido na Itália em um mil seiscentos e seis, e a partir daí na França. Logo as casas de chocolate se espalharam por toda a Europa, tornando seu consumo mais popular. Nos séculos XVII e XVIII o chocolate era considerado um alimento e um auxiliar na digestão (WIKIPÉDIA,2011).

3.3 SÉCULOS XVII E XVIII
Com o aumento do consumo, a produção no México não era mais suficiente, então começaram a...
tracking img