Chlorophytas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FILO CHLOROPHYTA

















Introdução


O filo Chlorophyta possui pelo menos 17.000 espécies, e são bastantes diversificados. São encontrados em umaampla variedade de ambientes. Elas produzem um pigmento chamado carotenóide que as conferem uma coloração que pode ser laranja, vermelha ou ferrugem, porém seu principal pigmento é a clorofila. Cerca de90% vivem em água doce, mas pode-se encontrar algas verdes vivendo em ambientes marinhos. As algas verdes podem ser microscópicas ou podem atingir grandes dimensões, como por exemplo o Codium magnumque pode ter um comprimento superior a 8 metros.


Alguns organismo dependem de algas verdes para desenvolver fotossíntese. Os cloroplastos dos Euglenóides e dos membros da classe Chlorarachneaforam presumivelmente adquiridos de algas verdes ingeridas. Existem ainda, formas saprófitas (sem pigmentos) e formas que vivem com associações com fungos (líquens), protozoários, celenterados, (ex.Hidras) e mamíferos (ex. Nos pêlos de bicho preguiça).



Características Gerais


A semelhança das algas verdes com as briófitas e as plantas vasculares, segundo Raven et al (2010), se dá porque são únicos grupos de organismos que possuem clorofila a e b e armazenam amido nos plastos. Sua organização celular é eucariota com parede celular de celulose e cloroplastos. Algumas algas verdessão semelhantes as briófitas e plantas vasculares, apresentando paredes celulares rígidas, compostas de celulose, hemicelulose e substâncias pécticas.


As algas verdes tradicionalmente sãoclassificadas de acordo com sua aparência externa. Tipos filamentosos são agrupados juntos, flagelados unicelulares são agrupados juntos e assim por diante. No entanto as algas verdes não podem ser agrupadasde acordo com suas características externas, suas relações de parentesco são dado através de estudos estruturais da mitose, citocinese, células reprodutivas e as semelhanças moleculares. Onde se...
tracking img