Chiquinha gonzaga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga (Rio de Janeiro, 17 de outubro de 1847 — Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 1935) foi uma compositora, pianista e regentebrasileira.
Foi a primeira chorona, primeira pianista de choro, autora da primeira marcha carnavalesca (Ô Abre Alas, 1899) e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. No Passeio Público doRio de Janeiro, há uma herma em sua homenagem, obra do escultor Honório Peçanha.
Biografia
Filha de uma mulata e de um militar de família abastada, Francisca Edwiges Gonzaga nasceu na época daescravidão e foi educada para ser uma dama. Enfrentou forte preconceito, pois sua postura a colocava à frente de seu tempo, no entanto realizou seu desejo de tornar-se compositora.
Revolucionou oscostumes e a música popular da época. Lutou pelo respeito aos direitos autorais; frequentou a vida boêmia tocando piano em grupos de choro, bailes e teatros, enquanto as mulheres daquele tempo ficavam emcasa, cuidando da vida doméstica; introduziu o violão, instrumento até então considerado de malandro, nos salões do Rio de Janeiro; foi a primeira mulher a reger uma orquestra no país; e compôs aprimeira música de carnaval, a marcha Ô Abre Alas (1899), que se tornou o seu maior sucesso e é tocada até hoje nos bailes carnavalescos do país.
Chiquinha Gonzaga cresceu ao som de polcas, maxixes,valsas e modinhas. Casou-se aos 16 anos, separando-se dois anos depois. Com o filho ainda no colo, foi recebida pelo meio musical carioca. Sua primeira composição de sucesso foi a polca Atraente, de 1877,feita quando era integrante do conjunto Choro Carioca, no qual foi introduzida pelo flautista Antônio da Silva Calado. Editada na véspera do carnaval, a música agradou ao público e levou suascomposições populares para dentro dos salões cariocas.
Em 1880, escreveu e musicou o libreto Festa de São João, que manteve inédito. Em 1885 estreou como maestrina em parceria com Palhares Ribeiro,...
tracking img