Chips invisiveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS PONTA GROSSA

Chips Invisíveis

Curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina de Arquitetura de Computadores
ANTONIO DANIEL DA SILVA





Resumo

Vamos ver agora um grande passo da ciência em direção a opticaeletrônica.
Com a descoberta de um material transparente isolante, que se exposto a luz ultravioleta se tornacondutor de eletricidade, poderá esse, revolucionar a tecnologia da invisibilidade em circuitos eletrônicos é um campo de pesquisa emergente, mas também promissor. Esses são circuitos invisíveis feito a base de substâncias químicas sendo óxido de alumínio e óxido de cálcio, material desenvolvido por um cientista japonês .


Palavras-chave: Circuitos – invisíveis – optoeletrônica – computadores –cristais.






Introdução

As descobertas que colocam a tecnologia de circuitos eletrônicos sempre um passo a frente do que sabemos não é o suficiente para sanar as necessidades, sendo assim nos vemos cada vez mais dependentes dela. Dessa vez esses circuitos invisíveis foi bem mais além do esperado, o cientista Katsuro Hayashi pesquisador da Japan Science and Technology Corporationdescobriu um material capaz de fazer o circuito da revolução, também os Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, conseguiram finalmente romper a barreira dos materiais semicondutores naturalmente transparentes e deram um passo importante rumo à fabricação de circuitos eletrônicos virtualmente invisíveis e flexíveis.
Chips Invisíveis na descoberta da Ciência japonesa

Vamos falarentão primeiro da ciência japonesa, os materiais que irão auxiliar em muitos campos para o desenvolvimento de circuitos eletrônicos impressos em filmes que feitos do novo material poderão ser utilizados em uma vasta gama de dispositivos, incluindo telas de computadores, relógios e telefones celulares. O trabalho foi publicado na revista (Nature 2002 Nature 419 462). Condutores elétricostransparentes terão um importantíssimo papel em muitos campos da optoeletrônica. Circuitos feitos desses condutores poderão controlar telas de cristal líquido em dispositivos ópticos sem a necessidade de chips convencionais aparentes. Entretanto, as substâncias transparentes geralmente são isolantes.

As propriedades dos Circuitos
Agora circuitos invisíveis estão um pouco mais próximos graças aomaterial desenvolvido pela equipe do professor Hayashi. Baseado em óxido de cálcio e em óxido de alumínio, sua estrutura cristalina consiste em "gaiolas" que possuem carga positiva. Quando os pesquisadores aqueceram estes cristais em hidrogênio, eles descobriram que íons ficaram presos nas "gaiolas". Isso levou Hayashi e colegas a acreditar que o material deve as suas características elétricas de seusíons hidreto preso. Os investigadores imaginam que a luz ultravioleta faz seus íons ejetar seus "extra" de elétrons, que carregado positivamente são atraídos para as gaiolas vazias que estão no cristal. Mas essa atração é tão fraca que os elétrons podem pular de gaiola para gaiola, criando um "mar" de elétrons, que permite ao cristal conduzir a eletricidade.

Resultados Obtidos
Os cristaiscontinuam transparentes após o esfriamento e testes elétricos mostraram que eles continuam sendo isolantes. Mas quando os pesquisadores fizeram incidir luz ultravioleta sobre a substância, sua condutividade elétrica subiu por um fator de 109, permanecendo neste nível mesmo após a luz ter sido desligada. Este efeito permitirá a criação dos circuitos invisíveis. Para estabelecer a origem do efeitoHayashi e colaboradores mediram as propriedades elétricas do material que foi aquecido e resfriado. Eles descobriram que a condutividade diminuiu fortemente a uma temperatura de 320 °C, mas retornou ao seu nível original após resfriamento. Mas a uma temperatura de 550°C, o material liberado o hidrogênio preso - e perdida a sua sensibilidade à luz. A incidência de luz ultravioleta sobre o material...
tracking img