China

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
China

A história da China está registrada em documentos que datam do século XVI a.C. em diante e que demonstram ser aquele país uma das civilizações mais antigas do mundo com existência contínua. Os estudiosos entendem que a civilização chinesa surgiu em cidades-Estado no vale dorio Amarelo. O ano 221 a.C. costuma ser referido como o momento em que a China foi unificada na forma de um grandereino ou império, apesar de já haver vários estados e dinastias antes disso. As dinastias sucessivas desenvolveram sistemas de controle burocrático que permitiriam ao imperador chinês administrar o vasto território que viria a ser conhecido como a China.
A fundação do que hoje se chama a civilização chinesa é marcada pela imposição forçada de um sistema de escrita comum, pela dinastia Qin noséculo III a.C., e pelo desenvolvimento de uma ideologia estatal baseada no confucionismo, no século II a.C. Politicamente, a China, alternou períodos de unidade e fragmentação, sendo conquistadas algumas vezes por potências externas, algumas das quais terminaram assimiladas pela população chinesa. Influências culturais e políticas de diversas partes da Ásia, e mais tarde algumas da Europa levadas porondas sucessivas de imigrantes, fundiram-se para criar a imagem da atual cultura chinesa.
Este artigo costuma refletir as descobertas arqueológicas mais recentes e os estudos também por não haver espaço para refletir todas as idéias e descobertas.

Geografia
A República Popular da China é o segundo maior país do mundo em área terrestre e é considerado o terceiro ou quarto maior em relação àárea total. A incerteza sobre o tamanho do país está relacionada com a validade de certos territórios reivindicados pela China, como Aksai Chin e Vale de Shaksgam (ambos os territórios também são reivindicados pela Índia), e com a forma como a área territorial é calculada. A China tem fronteiras com 14 nações, mais do que qualquer outro país do mundo; no sentido horário, a partir do sul: Vietnã,Laos, Myanmar, Índia, Butão, Nepal, Paquistão, Afeganistão,Tadjiquistão, Quirguistão, Cazaquistão, Rússia, Mongólia e Coreia do Norte. Além disso, a fronteira entre a República Popular da China e a República da China (Taiwan) está localizada em águas territoriais. A China tem uma fronteira terrestre de 22.117 km, a maior do mundo.
O território da China possui uma grande variedade de paisagens. Noleste, ao longo da costa do Mar Amarelo e do Mar da China Oriental, há extensas
planícies aluviais densamente povoadas, enquanto que nas bordas do planalto da Mongólia Interior, no norte, campos podem ser vistos. O sul da China é dominado por colinas e cordilheiras baixas. No centro-leste estão os deltas dos dois maiores rios chineses, o Rio Amarelo e o Rio Yangtzé (Chang Jiang). Outros riosimportantes são o Xi-Jiang, o Mekong, o Brahmaputra e o Amur. Para o oeste, estão cordilheiras importantes, especialmente o Himalaia, com o ponto mais alto da China na metade oriental do monte Everest, e caracterizado por altos planaltos entre as paisagens mais áridas, como o Taklamakan e o deserto de Gobi.
Uma questão importante é a contínua expansão dos desertos, principalmente o deserto de Gobi.Embora as linhas de barreira de árvores, plantadas desde 1970, tenham reduzido a freqüência de tempestades de areia, secas prolongadas e resultados pobres nas práticas agrícolas, tempestades de poeira ainda assolam o norte da China a cada primavera e então se espalham para outras partes do leste da Ásia, incluindo Japão e Coréia. De acordo com a fiscalização ambiental da China, a SEPA, a China estáperdendo um milhão de acres (4.000 km²) por ano para a desertificação. Água, erosão e controle da poluição têm se tornado questões importantes nas relações da China com outros países. O derretimento das geleiras no Himalaia, também pode levar à escassez de água para centenas de milhões de pessoas.
A China tem um clima dominado principalmente por estações secas e monções úmidas, o que leva a...
tracking img