China e zee's

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Geografia


China e ZEEs



Introdução

A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é dequase 10%. Ela é a segunda maior, perdendo apenas para o EEUU. O seu PIB é estimado em US$7,3 trilhões, a economia chinesa representa atualmente cerca de 15% da economia mundial.
As Zonas EconômicasEspeciais da China constituem o principal mecanismo de abertura da economia chinesa. Foram criadas na década de 1970, junto ao litoral oriental da China.

Atual Economia Chinesa

Nos últimos 30anos, a economia chinesa passou de um sistema de planejamento centralizado e, em grande parte, fechado ao comércio internacional, para uma economia mais orientada ao mercado, com um setor privado emacelerado crescimento. Hoje, a China é um importante parceiro comercial para muitas nações, tornou-se membro da OMC e APEC.
As principais características é a entrada da China no comércio mundial, ela éa maior produtora mundial de alimentos (suínos, grãos), tem a agricultura mecanizada, auto grau de investimentos na educação e na construção de ferrovias, rodovias, aeroportos, hidrelétricas (TrêsGargantas, a maior do mundo), investimentos também em mineração (carvão mineral e petróleo). Controle governamental dos salários e regras trabalhistas, incentivos governamentais e investimentos naprodução de tecnologia, maior produtor mundial de matéria-prima.
Enquanto a economia da China cresce muito rápido, ela ainda tem problemas com relação a pobreza da população, que a maior parte ainda viveno campo, poluição do ar e rios. E a renda salarial dos operários Chines, é muito baixa em comparação ao resto do mundo. Mesmo tendo todos estas dificuldades, a China em anos será a maior economia domundo.


ZEEs
O governo da China estabeleceu uma série de zonas econômicas especiais com leis próprias no que toca à iniciativa econômica de particulares que se afastam da então rigidez do...
tracking img