China,india e asia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
China, Índia e África.
































Introdução

Pode-se ter um conhecimento maior da Índia que foi uma das mais brilhantes civilizações, surgindo as margens do riu Indo, dividida em suas polemicas castas que pregavam que as pessoas deveriam se conformar por serem de classes inferiores sem direito de reclamar ou contestar sua condição.
A Chinaque se deu origem as margens do Rio Amarelo, que tinha esse nome pela grande quantidade de sedimento amarelo, as primeiras dinastias que surgiram por volta de 1600 a.C como a dinastia de Chou, a mais longa de toda história da China.
A África, segundo maior continente do mundo, era organizada em clãs e reinos até a chegada dos europeus, com muitos impérios, como o império de Gana que teve seuauge entre os anos 700 e 1200 a.C .









































Índia

Uma das civilizações mais brilhantes da antiguidade, surgida nas margens do rio Indo. A sociedade indiana era dividida em castas. As castas superiores eram as dos ricos. A religião hinduísta pregava que o indivíduo deveria se conformar em pertencer á casta inferior.
Assim,quando morresse, sua alma renasceria no corpo de um bebê de casta mais elevada. Outra religião que surgiu na Índia foi o budismo. Os budistas acreditam que uma pessoa alcança a paz suprema quando suprime completamente seus desejos. Foram os indianos que inventaram os algarismos que os árabes, mais tarde, ensinaram aos europeus.
Em compensação, muitos indianos adotaram a religião islâmica,nascida entre os árabes.


O Jainismo

O Jainismo surge no século VI a.C. e é considerado uma das heresias do hinduísmo ortodoxo juntamente com o Budismo.
Esses dois grupos religiosos apresentam diversos pontos em comum:
1. Rompem com o sistema de castas (seus seguidores são pessoas livres para exercerem suas crenças);
2. Repudiam veementemente o culto ritualístico;
3. As divindadeshinduístas não possuem nenhuma importância;
4. Admitem a transmigração das almas, e uma de suas regras mais conhecidas é não fazer mal (ou cometer violências) a qualquer ser vivo.
A fundação do Jainismo é atribuída por historiadores ocidentais à Vardhamãna Mahãvira, contemporâneo de Buda (Sidartha) e pertencente à mesma casta dos Kshátriyas (nobres e guerreiros), nasceu por volta de 526 a.C..
Porém,para os jainístas o Mahãvira não foi o primeiro, mas o último de vinte e quatro Tirthankaras. As mais antigas linhagens dos Tirthankaras datam de tempos pré-históricos.
Existem vários relatos mitológicos sobre a existência dos Tirthankaras em especial sobre Pãrsva, antecessor de Mahãvira.
O Jainismos vem da palavra Jina, e literalmente quer dizer "descendentes dos conquistadores". Acreditam naexistência de dois princípios fundamentais, vivos (jiva) e não vivos (ajiva).
Para os jainistas toda vida é sagrada, e toda entidade vivente, desde a menor criatura tem em si uma alma indestrutível e imortal.
O Jainismo mantém-se apenas na Índia e hoje reivindica um número de mais de 4 milhões de adeptos.

Curiosidades

• Devido a cultura do país, é obrigatório para as mulheres, o uso deroupas soltas que cubram o corpo todo.
• Hindus não comem carne bovina e muçulmanos não comem porco.
• Deve comer usando somente a mão direita, visto que a mão esquerda é usada para propósitos higiênicos e portanto é considerada impura. Porém, é aceitável passar pratos ou vasilhas com a mão esquerda.
• A Índia produz em torno de 900 filmes por ano, na cidade de Mumbaí, antiga Bombaim. Em média,14 milhões de indianos assistem às produções Isso fez Mumbai ser apelidada de “Bollywood”.
•O hindi é a língua oficial do país, mas a Constituição indiana reconhece 18 idiomas no país. Há ainda cerca de 20 dialetos.





China

A civilização chinesa surgiu as margens do rio Hoang-Ho ou Rio Amarelo, por volta de 5000 a.C.
Hoang-Ho recebeu o nome de Rio Amarelo por causa das grandes...
tracking img