China antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A história da China está registrada em documentos que datam do século XVI a.C. em diante e que demonstram ser aquele país uma das civilizações mais antigas do mundo com existência contínua. Os estudiosos entendem que a civilização chinesa surgiu em cidades-Estado no vale do rio Amarelo.
Os chineses chamava sua terra de Reino do Meio, por acreditarem estar no centro do mundo. Esse pensamentofazia com que acreditassem ser o único reino verdadeiramente civilizado.
Diferentes linhagens de reis e imperadores governaram a China. Costuma-se dividir a história da China. Antiga nos períodos em que cada uma dessas linhagens ou dinastias governou o país.
Dinastia Xia
A história chinesa documentada possui um certo espaço na passagem entre o seu período proto-histórico e aquela que seriaconsiderada a sua primeira dinastia organizada, a Dinastia Xia, que existiu aproximadamente entre 2100–1760 a.C.
A partir das escavações arqueológicas que se iniciaram, na década de 20 do século passado, a posição da dinastia Xia foi restaurada, não como a primeira de uma série de dinastiasmas como o mais poderoso de muitos pequenos estados existentes ao longo do vale do rio Amarelo.
Dinastia ShangA dinastia Shang foi a segunda dinastia chinesa (depois da Xia) e também um influente estado (no qual o registro mais antigo dessa dinastia foi escrito, possivelmente no século XIII a.C., na forma de inscrições divinatórias em ossos ou carapaças de animais). O período de existência da dinastia Shang data aproximadamente de 1766 a 1045 a.C.
Os Shang teriam contado trinta reis sucessores (dofundador Tang, o Vitorioso, ao tirano Dixin) e mudado sete vezes de capital. Sua última capital, Anyang, é um sítio arqueológico essencial de Xiaotun, onde foi exumado em 1976 o túmulo da rainha Fu Hao, e necrópole real de Xibeigang, com grandes túmulos cruciformes com rampas de acesso.
As casas e oficinas de Zhengzhou descobertas indicam que a sociedade Shang era altamente organizada, governadarigidamente e socialmente estratificada. Nos arredores de Anyang, em Xiaotun, foram descobertos indícios do que teria sido o centro cerimonial e administrativo do estado Shang na sua fase tardia. Em Xibeigang, 3 quilômetros a norte foram descobertos 11 grandes túmulos cruciformes que podiam pertencer aos 11 monarcas Shang, que segundo os registros existentes teriam reinado em Anyang.
A base econômicado estado Shang era a agricultura e a sua colheita mais importante era o painço. O clima da planície do norte chinês era então mais quente e úmido e a área muito arborizada. Afirma-se muitas vezes, especialmente por historiadores marxistas, como Guo Moruo, que a mão de obra utilizada normalmente era escrava e que a sociedade Shang devia ser considerada como o estágio escravagista da evoluçãosocial chinesa. Tal ideia tem sido motivada por indícios de sacrifícios humanos que faziam parte das cerimônias fúnebres da realeza, e por certas inscrições oraculares. Há pouco tempo Jun Li sugeriu que a maioria da população não era composta por escravos, no sentido de serem comprados e vendidos, e que esta usufruía de liberdade individual. No entanto era obrigada a trabalhos coercivos, como aconstrução de muralhas e tarefas agrícolas, sendo também recrutada para serviços militares.
Os Shang permaneceram na história por várias razões: levam à perfeição a arte do bronze; inventam a cidade-palácio (cercada de muros de terra compactada), verdadeiro centro religioso e político; elaboram um sistema próprio de escrita que contava com mais de 3.000 símbolos legada por meio dos jiaguwen (inscriçõessobre ossos e lascas, descobertas no fim do século XIX na região de Anyang).
A sociedade Shang é piramidal, indo do rei e do clã real, no alto, aos escravos e aos prisioneiros de guerra, capturados entre "os bárbaros", particularmente os Qiang.
Os Shang formaram uma sociedade onde o indivíduo recebe sua identidade cultural de seu pai, honram uma potência suprema, Di (um estudo recente mostra...
tracking img