China, anos 60 e 70

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A China tem uma grande riqueza de mineral e recursos naturais. Reservas de carvão, petróleo, minério férreo, tungstênio, bauxita, cobre, pedra calcária, e muitos outros minerais usados pela indústriamoderna são abundantes. Todos esses recursos vem fazendo com que a China adquira um desenvolvimento sólido e um crescimento industrial bastante rápido
Mais de uma quinta parte da população mundialvive dentro de suas fronteiras. A ascensão do governo comunista, em 1949, é um dos fatos mais importantes de sua história. Desde a década de 70, saiu de seu isolamento em relação à comunidadeinternacional e procurou modernizar sua estrutura econômica.
Após a instauração do comunismo, no primeiro plano quinquenal (1953-1957), 92% da população agrícola era organizada em pequenas cooperativas. Osegundo plano quinquenal foi introduzido em 1958 e o regime se encaminhou para seu ‘grande salto adiante’, que se caracterizou pelos grandes investimentos na indústria pesada. O terceiro plano quinquenalcomeçou em 1966, mas tanto a produção agrícola como a industrial haviam sido restringidas pelos efeitos da Revolução Cultural. Um quinto programa começou em 1976, mas foi interrompido em 1978, quandofoi lançado o programa das ‘quatro modernizações’: agricultura, indústria, defesa nacional e ciência e tecnologia.
Em 1958 foi adotada a política do "Grande Salto Adiante" que abandonou os planosquinquenais, estimulando o desenvolvimento agrícola. Foram criadas as comunas populares e o campo foi coletivizado. Porém, a nova política não produziu os resultados esperados e gerou fome, deixandocerca de 30 milhões de mortos.
A partir de 1959, dirigentes favoráveis a uma política econômica mais ortodoxa liderados pelo presidente da República Liu Shaoqi passaram a disputar o poder com MaoTsé-Tung, que lança em 1966 a "Grande Revolução Cultural Proletária", mais conhecida como "Revolução Cultural", para combater o revisionismo, expurgando o Partido Comunista de seus adversários. Apoiado...
tracking img