Chimamanda adichie

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A busca pelo conhecimento
Curso: Direito/Noturno



Tive um primeiro contato com um vídeo, em que uma escritora conta sobre o que gosta de chamar “o perigo de uma história única”.Ela conta de sua experiência de leitura desde a infância. Logo nova, também começou a escrever e foi influenciada pelos livros infantis que lia, escrevia exatamente os tipos de histórias que ela vianas obras. A escritora diz que todos os seus personagens eram brancos e de olhos azuis, brincavam na neve, comiam maças, e falavam muito sobre o tempo.

Chimmamanda Adichie traz aolongo dos 18 minutos e 43 segundos do vídeo produzido no TED uma organização não governamental (ONG) iniciada em 1984 como conferencia que abrangesse pesquisadores. Em uma das suas conferencias em 2009 oTED trouxe Chimmamanda Adichie, nascida na Nigéria autora premiada de três livros (Hibisco Roxo, Meio sol amarelo e Flor púrpura) que abrangem assuntos étnicos, de generalidade e identidade cultural.Em seu vídeo a nigeriana fala de forma emocionada e coerente sobre a sua própria historia, contando outras historias que fizeram parte dela e que, aos poucos foram criando a suapersonalidade, e a sua forma de ver o mundo e as coisas. O vídeo mostra como qualquer tipo de preconceito ou estereótipo pode ser extremamente perigoso quando se conhece apenas ele e não o outro lado dascoisas, das pessoas, da historia.

A meu ver o vídeo da Adichie incorpora o conceito de estereotipo. Assim pela compreensão própria, a escritora traz diversa historias de representaçãoe pela intensa busca do conhecimento, como a compreensão, antropologia do ser e de territórios étnicos. Diz sobre a fuga do paradigma, do senso comum, da informação pronta, da historia única sobrequalquer pessoa, lugar ou aspecto.

Isso é certo, pois quando estamos presos na “caverna”, nos ficamos presos a ignorância e a partir do momento, que pesquisamos, estudamos, buscamos o...
tracking img