Chile e suas economias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Chile

Capital: Santiago
População: 17.269.525
Moeda: Peso
Idioma: Espanhol

Data cotação utilizada: 28/03/2013
Taxa: 471,9 PESO-CHILE (715) = 1 DOLAR-DOS-EUA (220)

Economia
Aeconomia chilena (cuja moeda é o peso) é conhecida internacionalmente como uma das mais sólidas do continente. Graças à política de livre comércio, o Chile assinou tratados importantes, tais como:Nafta, União Européia, Mercosul, China, EFTA, P4, Índia, Japão, Coréia do Sul , entre outros. O Chile é o país com maior número de tratados de livre comércio, assinados com áreas econômicas querepresentam 90% da população mundial.
A dívida externa do Chile é de 25 bilhões de dólares, ou seja, apenas 14% do PIB, que é de cerca de 181 bilhões!
Em 2008, o Produto Interno Bruto (PIB) do Chile,atingiu a marca de 169,4 bilhões de dólares. Esse indicador está em constante ascensão desde a década de 1970, quando o país adotou o modelo neoliberal, realizando a abertura para investimentosinternacionais. Durante a década de 1990, o Chile obteve uma média de crescimento de 7% ao ano; e de 2000 a 2009, essa média ficou em 5%, sendo uma das maiores da América do Sul. O país se destaca nos trêssetores da economia: agropecuária, serviços e indústria.
Principais setores de atividades para o PIB
A agropecuária corresponde a 5% do PIB e a 10% das exportações chilenas. Esse setor da economiabaseia-se nos cultivos de trigo, uva, aveia, cevada, milho, girassol, alho, beterraba, etc. O país também possui criações de bovinos, ovinos, aves e suínos, além da pesca, que é uma importante fonte de rendapara parte da população.
As belezas naturais, a arquitetura, o valor histórico, entre outros fatores, impulsionam o turismo: aproximadamente 2 milhões de pessoas visitam o Chile por ano. Osprincipais destinos são as estações de esqui, as construções incas em San Pedro de Atacama, o Vale da Lua, a Patagônia, a Ilha de Páscoa, Santiago, Valparaíso, entre outros.
Já a indústria, responsável por...
tracking img