Chico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
01 - (UEL PR)
A alcaptonúria é uma doença hereditária que afeta o metabolismo dos aminoácidos fenilalanina e tirosina. Ela é causada por uma mutação no gene HGD, que codifica a enzima homogentisato-1,2-dioxigenase. A diminuição da atividade dessa enzima, que se expressa principalmente no fígado e nos rins, é acompanhada pelo acúmulo do ácido homogentísico em diversos tecidos, bem como a suaeliminação na urina. Esta substância é oxidada quando em contato com o ar ou com o oxigênio dissolvido nos tecidos, formando um pigmento de coloração marrom-avermelhada, chamado de alcaptona. O acúmulo desse ácido nos tecidos leva ao desenvolvimento de artrite progressiva. O heredograma a seguir indica que os indivíduos I-4 e III-2 apresentam essa doença.

[pic]

Diante de tais informações,é correto afirmar:

a) O indivíduo II-3 tem 50% de probabilidade de ser portador do alelo causador da alcaptonúria.
b) É esperado que esse distúrbio afete uma proporção maior de homens do que de mulheres na população.
c) O indivíduo III-2 irá passar o alelo causador dessa doença apenas para suas filhas e jamais para seus filhos.
d) A probabilidade de que o sexto descendente docasal II-2 e II-3 seja normal e homozigoto é de 75%.
e) O indivíduo III-4 têm 2/3 de probabilidade de ser portador do alelo causador da alcaptonúria.

02 - (UFSC)
Seu José da Silva, um pequeno criador de porcos do Oeste do Estado de Santa Catarina, desejando melhorar a qualidade de sua criação, comprou um porco de raça diferente daquela que ele criava. Preocupado com as consequências decriar este animal junto com os outros porcos, ele discute com seu um vizinho sobre o assunto.

Parte de seu diálogo é transcrito abaixo:

SR. JOSÉ – O porco que comprei e apelidei de Napoleão é maior, mais forte e possui peso acima da média da raça que crio. Além disso, possui manchas marrons pelo corpo todo. Gostaria que boa parte de minha criação tivesse estas características.
VIZINHO– Seu José, isto vai ser muito difícil de conseguir; melhor o senhor comprar outros porcos com esse “jeitão”.

Com base nos conhecimentos de genética, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre o assunto.

01. Quando duas raças distintas entram em contato e seus membros passam a cruzar-se livremente, as diferenças raciais tendem a desaparecer nos descendentes devido à mistura de genes.02. O vizinho do Sr. José tem razão, pois não se pode obter mistura de características cruzando animais de raças diferentes na mesma espécie.
04. Atualmente não se pode criar e cruzar porcos de raças diferentes, pois é impossível controlar a seleção das características geneticamente desejadas.
08. As manchas na pele do porco Napoleão são uma característica determinada geneticamente;já o peso e o tamanho resultam somente da oferta de boa alimentação.
16. As preocupações do Sr. José não se justificam, pois animais com fenótipos distintos apresentam, obrigatoriamente, genótipos distintos para as mesmas características.
32. O melhoramento genético em animais que apresentam características de valor comercial é necessariamente prejudicial ao ser humano, já que não ocorrenaturalmente.
64. Muitas características animais, como a fertilidade, a produção de carne e a resistência a doenças, são condicionadas por genes e dependem muito das condições nas quais os animais são criados.

03 - (UEPG PR)
De acordo com a primeira lei de Mendel, um caráter é determinado por um par de fatores (alelos) que se separam de forma independente na formação dos gametas. Assim, nomomento da fecundação ocorre a combinação dos alelos carregados pelos gametas, gerando o genótipo do descendente.
Sobre esse fenômeno, assinale o que for correto.

01. A proporção genotípica esperada para cruzamentos entre dois indivíduos heterozigóticos para um certo caráter é: 50% dominante e 50% recessivo.
02. A proporção fenotípica esperada para cruzamentos entre dois...
tracking img