Chevenato

4594 palavras 19 páginas
O papel do administrador financeiro neste início [...] 2004 (E)

Vicente Lentini Plantullo

O PAPEL DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO NESTE INÍCIO DE SÉCULO XXI
VICENTE LENTINI PLANTULLO1 RESUMO

O principal objetivo deste artigo é mostrar a evolução da administração financeira ao longo de cem anos e com isto substancialmente a postura, ética e visão do administrador de recursos financeiros, essenciais ao bom funcionamento de toda e qualquer empresa inserida no sistema global de acumulação capitalista. Além disso, visa este artigo mostrar como é importante que o administrador financeiro da primeira década do século XXI tenha uma visão sistêmica ao invés de puntual. Finalmente, espera-se que este artigo possa contribuir para uma melhor postura profissional dos chamados líderes financeiros, postura essa substancialmente mais encorporada do que as de gestor e administrador financeiro, já devidamente ultrapassadas. Palavras-chave: Administrador Financeiro, Administração financeira , Ética empresarial , Líderes financeiros, gestor financeiro.

1 é pós-doutorando em Tecnologia da Informação Inteligente (TII) Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, tendo sido aceito pelo professor catedrático Celso Cláudio de Hildebrando e Grisi. É orientado pelos professores doutores José de Oliveira Siqueira e Ronaldo Zwicker. Doutor , Mestre, especialista e bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Escola de Administração de São Paulo. Realizou o MBA na Stockholm School of Economics (SSE). É advogado pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie de São Paulo e Universidade Metodista de São Paulo.

THESIS, São Paulo, ano I, v. 2, p. 45-65, 2º Semestre, 2004.

45

O papel do administrador financeiro neste início [...] 2004 (E)

Vicente Lentini Plantullo

ABSTRACT The main purpose of this article is to show administrative finances evolution through a hundred years. Consequently, describing the posture, work ethics and the

Relacionados

  • Teoria da administracao
    1692 palavras | 7 páginas
  • comunicaçao
    2157 palavras | 9 páginas
  • Teoria classica e neo classica resumo
    3309 palavras | 14 páginas