Chester barnard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia
Chester Barnard (1886-1961), americano, era graduado em Harvard. Passou quase quarenta anos fazendo carreira dentro da American Telephone and Telegraph (ATT), de funcionário doDepartamento de Estatística a presidente da Bell Telephone Company de New Jersey.

Além de executivo da ATT, Barnard ocupou diversas funções públicas, tais como: presidente da United Services Organization(USO) durante a Segunda Guerra Mundial, chefe do Conselho Geral de Educação, presidente da Fundação Rockefeller, presidente da Fundação Nacional de Ciência, assistente do Secretário do Tesouro. Publicoudois livros: The Functions of the Executive (Harvard University Press, 1938) e Organization and Managemente (Harvard University Press, 1948).

Teorias
Chester Barnard começou a escrever TheFunctions of the Executive (considerado sua obra-prima) numa época em que as idéias do experimento de Hawthorne estavam sendo divulgadas e começavam a entrar em conflito com a Teoria Clássica daAdministração.

No prefácio do livro, Barnard se propõe a apresentar uma teoria da cooperação na organização formal. A cooperação se origina de uma necessidade individual de cumprir propósitos de um sistemacambiante em que vários elementos biológicos, psicológicos e sociais estão combinados. O indivíduo precisa ser eficaz (atingir os propósitos da organização) e eficiente (satisfazer os seus motivosindividuais) para sobreviver nesse sistema. Para Barnard, a organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas. A cooperação é essencial para a sobrevivência daorganização que somente existe quando:

há pessoas capazes de se comunicarem entre si,
elas estão dispostas a contribuir com ação,
a fim de cumprir um propósito comum.
Teoria da Aceitação daAutoridade - Para Barnard autoridade é o caráter da comunicação numa organização formal, em virtude do qual ela é aceita como algo que governa a ação de membros da organização. A autoridade repousa na...
tracking img