Chernobyl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO
O desastre de Chernobyl



Há vinte anos, o mundo presenciou um dos maiores acidentes da história envolvendo Usinas Nucleares, o ocorrido em 26 de abril de 1986 na Usina Nuclear deChernobyl, na Ucrânia, quando o reator número 4 da usina explodiu liberando uma enorme cortina de fumaça com elementos radioativos que rapidamente se espalharam por boa parte da Europa e UniãoSoviética.
A tragédia aconteceu quando os operadores da usina nuclear de Chernobil realizaram um experimento no reator 4, uma usina nuclear pode conter vários reatores, um reator nuclear é uma câmara deresfriamento hermética, blindada contra radiação, onde é controlada uma reação nuclear para obtenção de energia, produção de materiais fissionáveis como o plutônio para armamentos nucleares, propulsão desubmarinos e satélites artificiais ou para pesquisas.
Para garantir o bom funcionamento deste compartimento são necessários alguns procedimentos de segurança. Contudo, para que o teste fossepossível, os responsáveis pela unidade teriam quebrar o cumprimento de uma série de regras de segurança indispensáveis .
Ocorreu uma sequencia de erros, entre eles as hastes que eram utilizadas a fim decontrolar o efeito das reações em cadeia que acontecem com o Uranio-235 no seu interior, se comportaram de forma contraria ao esperado e ao invés de inibir as reações, contribuiu para que as mesmasocorressem de forma incontrolável, outro grave problema foi a falha humana que ocorreu durante a manutenção do reator em uma de suas inspeções, pois não foram seguidas as normas de segurança adequadas paratrabalhar com o reator em baixa produção, e ainda os funcionários envolvidos no episódio interromperam o sistema hidráulico que controlava a temperatura do reator.
Com isso, mesmo operando com acapacidade inferior, o reator entrou em um processo de superaquecimento incapaz de ser revertido. E, logo em seguida aconteceu a explosão do reator rico em Césio-137, elemento químico de grande poder...
tracking img