Chernobyl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dossiê Chernobyl – O maior acidente nuclear da história



Por Lucas Marcelino



Ano que vem com certeza veremos grandes passeatas, matérias exclusivas com moradores e promessas compensatórias. Tudo porque serão completados os vinte e cinco anos do acidente no Reator 4 da usina nuclear de Chernobyl. Mas antes que chegue até nós um novo feixe de elétrons pelos tubos de raios catódicos dasnossas televisões – para aqueles que ainda não compraram novos monitores para assistir a copa – uma análise menos comovente deve ser feita para nos livrar de choros que podem atrapalhar a visão do problema que ainda está soterrado sobre toneladas de cimento.











Chernobyl



A cidade de Chernobyl – seu nome significa grama negra – fica ao norte da Ucrânia, na divisa com aBielorrússia, sobre o rio Pripyat. Na época da construção, toda a região estava integrada à União Soviética. A central nuclear foi construída a vinte quilômetros da cidade de Chernobyl e a cem da capital da Ucrânia, Kiev. Um complexo que abrigou os trabalhadores ficava a quatro quilômetros da cidade de Pripyat. Lá quarenta e cinco mil pessoas estavam abrigadas no momento do acidente.Radioatividade



A radioatividade foi descoberta em 1896, quando o cientista francês Henri Becquerel guardou uma amostra de óxido de urânio junto a placas fotográficas. Essas placas foram escurecidas pela atividade do urânio, mesmo estando cobertas por um material opaco para proteção. Com isso ele percebeu que estava sendo emitida alguma radiação pelo urânio, que atravessava o material de proteção.Essa radiação foi estudada em seguida pelos cientistas e prêmios Nobel Marie Curie e Rutherford. Que descobriram novos elementos radioativos e outros tipos de radiação. A partir desses estudos descobriu-se que a radiação é produzida pelo decaimento nuclear, onde o núcleo do átomo sofre uma decomposição parcial – também conhecida como fissão nuclear.



A criação de todos os elementos químicos,exceto o hidrogênio, é realizada pelo mudança no núcleo do átomo. Pela fragmentação, chamada de fissão, ou pela junção de núcleos para formar um núcleo maior conhecida como fusão nuclear.



Diariamente estamos expostos a radiação. Os tipos mais fracos, α e β, são absorvidos e neutralizados pela pele, sendo menos nocivos que a radiação γ. Esse último tipo pode atravessar corpos e edifícios,ionizando moléculas que estão na sua trajetória. As proteínas e o DNA são danificadas por essa radiação e perdem sua função, gerando doenças como o câncer. A radiação pode ainda ser usada para curar doenças.



A usina



A construção da usina começou em 1970 e em 1983 foi inaugurado o quarto reator. No momento do acidente estavam sendo construídos mais dois reatores que tiveram suas obrasparalisadas três anos após o acidente e em 12 de dezembro de 2000 o complexo foi fechado definitivamente.



A usina era formada por reatores dos tipos RBMK – Reator nuclear arrefecido por água moderado a grafite – e PRW – Reator de água pressurizada – que podiam produzir 1000 megawatts de energia elétrica. Esse último modelo é usado em Angra e precisa ser construído próximo a reservatórios deágua, por isso as usinas são localizadas próximas a rios ou mares de onde é retirada a água para resfriamento, método criticado por ambientalistas, pois aumenta a temperatura da água, afetando os ecossistemas da região. As quatro unidades de Chernobyl eram do tipo RBMK e a planta da usina era considerada um modelo dentro da União soviética, que tinha planos de extensão.



Esse tipo de reatorutiliza urânio-235 como combustível. A reação nuclear de um grama desse elemento produz aproximadamente 82000000 kJ de energia, valor mais de um milhão de vezes maior que o produzido pela queima de um grama de metano – gás usado em algumas termelétricas. Para produzir essa energia os átomos são bombardeados por nêutrons e quebram-se como esferas de vidro, formando núcleos menores que geram...
tracking img