Cheque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Um cheque é uma ordem de pagamento à vista expedida contra um banco sobre fundos depositados na conta do emitente para pagamento ao beneficiário do cheque. Tem-se como figura primeira e principal o emitente do cheque, que é a pessoa capacitada de acordo com a lei que apõe sua assinatura no título, autorizando formalmente ao Banco que pague a quantia declarada a alguém ou ao portador do título; ouseja, emitente é quem emite o cheque. A Lei 7.357/85, no seu artigo 1º, inciso VI, exige, como requisito essencial do cheque, a assinatura do emitente, chamado também de sacador (porque sacará do banco), princípio estabelecido, ainda, na Lei Uniforme (artigo 1º, alínea 6ª). Por isso é que seguramente pode-se afirmar que o sacador é o elemento principal do título, já que a existência do chequedepende de sua assinatura.
Outra figura exigível pelo cheque é o beneficiário, aquele que, como o próprio nome diz, obterá as vantagens constantes do título (desde que não viciado). É o favorecido da pagamento dada, que pode ser o próprio emitente ou terceiro.
É importante esclarecer que o beneficiário do cheque é uma figura obrigatória, porém não é obrigatório a indicação de seu nome. Istosignifica que não é obrigatório que o beneficiário esteja nominado no cheque, como ocorre com os cheques ao portador.
Os cheques que possuem valor acima de R$100,00 (cem reais) terão de ser nominados, sendo os demais ao portador.
Ressalte-se a figura do sacado, representado pelos bancos ou instituições financeiras legalmente estabelecidas, segundo disposição do artigo 3º da Lei do Cheque.
Cheque éordem de pagamento à vista, emitida contra um banco (sacado), quando pós-datado (ou vulgarmente: pré-datado) perde a cartularidade (por isso não cabe ação de estelionato nos cheques pós-datados), seu modelo é vínculado (emissão no papel do banco - em talão ou avulso - sendo essencial ao cheque: a) a palavra "cheque" no título, b) a ordem incondicional de pagar quantia determinada, c) o nome do bancoa quem a ordem é dirigia, d) data do saque ou menção de um lugar junto ao nome do emitente e) a assinatura do emitente (sacador). Considera cheque da mesma praça a coincidência entre o municipio do local do saque e a agência pagadora e deve ser apresentado em até 30 dias seguintes a sua emissão. Se fora da praça o prazo é de 60 dias. O Cheque tem implícita a cláusula "à ordem", significa dizer quese transmite mediante endosso, o endossante (beneficiário original) torna-se co-devedor do título, desde que não prescrita a ação cambiária, dai a importancia para atenção aos prazos de apresentação/protesto, (súmula 600 do STF). Durante a vigência da CPMF, o cheque permitia apenas um endosso, diferentemente das letras de câmbio, onde poderá existir uma cadeia de endossos, sendo todos osendossantes devedores solidários. Com o fim da CPMF, permite-se a prática da cadeia de endosso.

A FALSIFICAÇÃO NO DIREITO BRASILEIRO
Todos os bancos embutem algum segredo no cheque que torna bem fácil saber se são falsos ou não. O que eu achei mais incrível foi o do Itau. Quem tiver um aí pode testar.

Basta pegar o cheque e reparar que no início do campo da assinatura existem umas estrelas de cimaa baixo. Para imprimir essas estrelas foi usada uma tinta térmica. Basta esfregar as estrelas com o dedo e se elas não desaparecerem significa que o cheque é falso. Quando para de esfregar elas aparecem novamente.

O Bradesco, BB e alguns outros bancos usam o mesmo sistema tosco. Só dá para saber quando pagam com diversos cheques se os mesmos são cópias ou não. Esse sistema usa duas linhasonduladas de cima a baixo e cada folha usa uma ondulação diferente. Se for a mesma em mais de uma folha significa que o cheque foi copiado.  o logotipo do banco (removido por solicitação do mesmo) nos cheques clonados é sensivelmente diferente do original, assim como vários outro detalhes, e, sobretudo, a linha de segurança
Os exemplos mais comuns de falsificação de cheque são os seguintes:

*...
tracking img