Checkout

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo: Operadores de Check Out
Fonte: Produção, v. 19, n. 1, jan./abr. 2009, p. 190-201

A postura no trabalho dos operadores de checkout de supermercados: uma necessidade constante de análises

RESUMO
As condições de trabalho nas quais os operadores de checkout de supermercados realizam suas atividades têm sido uma preocupação dos especialistas nos últimos tempos. Essa pesquisa foirealizada em oito supermercados de duas cidades do Brasil com o objetivo de conhecer as condições em que os operadores realizam suas atividades, detectando os fatores de risco para propor medidas que eliminem ou minimizem o aparecimento de efeitos adversos nos trabalhadores. Foi aplicado um questionário e o método RULA a uma amostra de 80 trabalhadores. O estudo mostrou que o mobiliário não estáadaptado às características antropométricas da população, a maioria das posturas analisadas é inadequada, não existem revezamento nem pausas que poderiam ajudar a minimizar a situação, existência de sobrecarga, mental e física, entre outras. Conclui-se que a atividade pode representar riscos à saúde dos operadores de caixa de supermercados.

1. INTRODUÇÃO
Atualmente o ser humano passa uma parteimportante de
sua vida no ambiente laboral, realizando diferente atividades o que demanda que as condições de trabalho sejam adequadas para evitar que existam riscos que possam provocar acidentes de trabalho e alterações à saúde dos trabalhadores.
Um trabalhador será mais produtivo na medida em que
esteja satisfeito e motivado no trabalho, e essa satisfação
e motivação dependem em grande medida dascondições
de trabalho em que ele desenvolve suas atividades e da forma como ele participa na busca e solução dos problemas, existindo uma relação direta e estreita entre produtividade, satisfação e motivação.
Deve ser interesse de todos que sejam realizadas melhorias constantes nas condições de trabalho para que este possa ser realizado de tal maneira que as cargas provenientes da atividade nãoultrapassem os limites fisiológicos do trabalhador, assim como não causem problemas à saúde. Desta forma, observar-se-á maior motivação e satisfação do trabalhador.
Para a “melhoria das condições de trabalho, tanto de forma corretiva – melhorias em sistemas já existentes – quanto de maneira prospectiva – melhorias nos sistemas de trabalho em fase de concepção e projeto –, é necessário avaliar otrabalho humano existente, por critérios bem defi nidos, aceitos e que obedeçam a uma hierarquia de níveis de valoração relacionados
com o trabalhador” (SELL, I., 1995).
Quando os elementos que distinguem as condições de trabalho(condições técnicas: características dos instrumentos, máquinas, ambiente do posto de trabalho, etc.; condições organizacionais: procedimentos prescritos, ritmosimpostos, conteúdo do trabalho; condições subjetivas características do operador: saúde, idade, formação; condições sociais: remuneração, qualificação, vantagens sociais, segurança de emprego, em certos casos condições de alojamento e de transporte, relações com a hierarquia, etc.) (MONTMOLLIN, M., 1997) são adequados, pode-se dizer que as condições de trabalho também são adequadas e, por consequência, ostrabalhadores poderão realizar suas atividades em um ambiente que não produza riscos de danos a sua saúde.
Um elemento importante dentro das condições de trabalho
é sem dúvida a organização, que é a defi nição das tarefas
e das condições de execução, por instâncias exteriores aos trabalhadores (DEJOURS, C., 1991). Dentro do ponto de vista ergonômico, a organização do trabalho tem comoobjetivos a concepção e o planejamento do trabalho
(definição e repartição de funções, tarefas e postos de trabalho), a implantação dos meios de trabalho (espaços, máquinas, logística, recursos humanos) e controle e avaliação do trabalho (planificação e ação, coordenação e regulação, avaliação do alcance dos objetivos).
Com o objetivo de conhecer as reais condições em que
atualmente o trabalhador...
tracking img