Che guevara.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Che Guevara
Sinos tocavam, centenas de milhares de pessoas saíam às ruas e se abraçavam em incontida alegria. Desse modo, na madrugada do dia 1° de janeiro de 1959, Camilo Cienfuegos, Raúl Castro, Fidel Castro e Ernesto Guevara foram recepcionados pelos cubanos ao tomarem o poder através da Revolução. Cuba entrava numa nova era e Che participaria da mesma de forma crucial. Mais tarde, tomadopelo espírito revolucionário, deixa Cuba e se engaja na luta contra a opressão em outros países oprimidos. Tornou-se assim um símbolo de um novo tipo de revolucionário.

"Os jovens... e eu me vejo como um... nós precisamos estudar e estudar pesado. Nós não devemos dizer que meus olhos ardem ou que eu não gosto de ler, que eu fico cansado, que não há óculos, que eu tenho muita vigia, que ascrianças não me deixam dormir... todas essas coisas que as pessoas levantam. Nós precisamos estudar por todos os meios."
Che Guevara

A infância
Ernesto Guevara nasceu em Rosário, Argentina, em 14 de junho de 1928, em uma família de classe média alta, porém sem fortuna. Teve quatro irmãos. Sua mãe, Celia de la Serna y Llosa, descendiado último vice-rei do Peru e seu pai, Ernesto Guevara Lynch, eraarquiteto, engenheiro civil e um militante político. Participou de campanhas para brecar a propaganda nazista na América durante a Segunda Grande Guerra, fez parte da oposição a Juan Perón na Argentina e apoiou a resistência republicana na Guerra Civil Espanhola. Aos dois anos de idade Che Guevara começou a sentir os primeiros sintomas da asma que o atormentaria para o resto de sua vida. Sofrendoviolentíssimas crises asmáticas era obrigado a permanecer longos períodos longe da escola estudando com os pais. Em certas noites, Guevara Lynch dormia sentado na cama do filho, com a cabeça do filho apoiado em seu peito para ajudá-lo a suportar os ataques de asma. Aos 12 anos mudou-se para Córdoba, segunda maior cidade argentina, onde morou perto de uma favela. A discriminação para com os maispobres era comum à classe média argentina, porém Che não se importava e fez várias amizades com os favelados. A biblioteca da família reunia cerca de 3000 livros, e Che começou a interessar-se por poesia, filosofia, arqueologia e história. Em sua vida pode-se notar uma maior influência do lado materno.
A peregrinação e o interesse pela causa
Cinco anos mais tarde mudou-se novamente, agora paraBuenos Aires. Havia decidido estudar medicina, mas amava viagens e aventuras. Finalmente em 1949, ao lado de seu amigo Alberto Granado, aventurou-se em uma longa viagem de bicicleta pela América Latina para conhecer seus habitantes e suas condições de vida, história e geografia. Sua bicicleta motorizada logo deu sinais de cansaço e estragou; porém o sonho não teve fim. No Peru, trabalhou com leprosose resolveu se tornar um especialista no tratamento da doença. Che saiu dessa viagem chocado com a pobreza e a injustiça social que encontrou ao longodo caminho e se identificou com a luta dos camponeses por uma vida melhor. Mais tarde voltou àArgentina onde completou seus estudos em medicina. Foi convocado para oexército, porém, no momento estava incompatibilizado coma ideologia peronista. Nãoadmitia ter de defender um governo autoritário. Portanto, no dia da inspeção médica, tomou um banhogelado antes de sair de casa e na hora do exame teve um ataque de asma. Foi considerado inapto e dispensado. Já envolvido com a política,em 1953 viajou para a Bolívia e depois seguiu para Guatemala comseu novo amigo Ricardo Rojo. Foi lá que Guevara conheceu sua futura esposa, a peruana Hilda GadeaAcosta e Ñico Lopez, que, futuramente,o apresentaria a Raúl Castro no México. Na Guatemala, Arbenz Guzmán, o presidente esquerdista moderado, comandava uma ousada reforma agrária. Porém, os EUA, descontentes com tal atoque tiraria terras improdutivas de suas empresas concedendo-as aos famintos camponeses, planejou um golpe bem sucedido colocando no governo uma ditaduramilitar manipulada pelos...
tracking img