Chave estrela triangulo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Felipe kensy, João Manoel Corrêa
URI -, Universidade Regional Integrada, Curso de Engenharia Mecânica – E.M.
Departamento das Engenharias e Ciência da Computação – DECC
Rua Universidade das Missões, 464 - CEP: 98.802-470 Santo Ângelo-RS
E-mail para correspondência: (j.m.correia.sci@hotmail.com)


Resumo. Com o uso de motores elétricos cada vez maiores e mais potentes criou-se a necessidadede utilizar métodos de partida que suavizassem o arranque e protegessem os componentes de um motor. O objetivo deste trabalho é projetar um sistema de partida estrela-triângulo usado em motores elétricos com a função de suavizar a partida, usando uma faixa menor de amperagem no arranque evitando com isso a queima de um fusível ou até mesmo do motor se for trifásico. Esta chave permite o uso deduas voltagens no processo, ou seja, uma voltagem no arranque, até que o motor atinja sua faixa de giro normal, e outra voltagem menor dai em diante. Através desta manobra o motor realizará uma partida mais suave, reduzindo sua corrente de partida a aproximadamente 1/3 da que seria se acionado em partida direta.






Abstract. Using electric motors becoming bigger and more powerful createdthe need for starting methods that start smoothed and protect the components of an engine. The objective of this work is to design a system of star-delta starter with electric motors used in the function of smoothing the game, using a smaller range of amperage at startup thereby avoiding the burning of a fuse or even if three-phase motor. This key enables the use of two voltages in the process, iea voltage at startup, until the motor reaches its normal range of rotation, and a lower voltage thereafter. Through this maneuver the motor will start a smoother, reducing the starting current to approximately 1/3 of it would be fired on-line starter.




Palavras chave: motores elétricos, estrela-triangulo, contatora.




1- Introdução:
Em motores de grande porte onde a potênciarequerida é elevada surge a necessidade de se utilizar métodos de partida especiais a fim de se evitar um pico de tensão no arranque que chega a ser de dez vezes a tensão nominal do motor. Existem diversos tipos de sistemas de arranque que tem por objetivo reduzir esse pico de corrente. São eles: partida direta; chave estrela- triângulo; chave compensadora; soft-starter; conversor de frequência;etc.
No método estrela-triângulo o motor parte sem carga em configuração estrela que proporciona uma maior impedância e menor tensão nas bobinas diminuindo assim a corrente de partida o que ocasionará uma perda considerável do conjugado (torque) de partida. Através desta manobra o motor realizará uma partida mais suave, reduzindo sua corrente de partida a aproximadamente 1/3 da que seria seacionado em partida direta.
A Partida Estrela-triângulo não pode ser utilizada em qualquer situação. É necessário que o motor tenha disponível pelo menos seis terminais dos enrolamentos e que a tensão nominal (tensão da concessionária) seja igual à tensão de triângulo do motor.
Um ponto importantíssimo em relação a este tipo de partida de motor elétrico trifásico, é que o fechamento para triângulosó deverá ser feito quando o motor atingir pelos menos noventa por cento da rotação nominal. Logo, o ajuste de tempo de mudança estrela-triângulo deverá estar baseado neste fato. O uso de um tacômetro é essencial nesta tarefa na primeira vez que for testar o sistema com carga. A mudança da configuração para triângulo sem que o motor tenha atingido este percentual de rotação provocaria pico decorrente praticamente igual ao que teria se usasse partida direta. Se o motor em questão não preenche este quesito por conta da carga instalada, é conveniente que seja usado outro tipo de partida como: Chave compensadora, Soft-starter ou até mesmo um Inversor de frequência nesta função.



2- Materiais e métodos experimentais

Sendo utilizados três contatoras WEG (figura 4), um disjuntor...
tracking img