charlie chaplin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Um operário de uma linha de montagem de uma grande indústria fica louco devido à repetição desenfreada de seus movimentos de trabalho.
Tempos Modernos é um filme mudo que tem comopersonagem principal um operário vivido por Charlie Chaplin.
O filme se passa nos EUA, nos anos 30, e mostra como era a vida urbana logo após a crise de 1929, em que a grandeprodução gerada pelas indústrias norte – americanas e a falta de consumidores, fez com que ocorresse uma superprodução e grande parte das fábricas foram levadas à falência e a população aodesemprego e a fome.
Clássico e realista para a época, critica o capitalismo, pois o operário era escravo do capital gerado pela sua produção industrial.
Influenciados peloTaylorismo e Fordismo, as indústrias da época faziam com que o operário desenvolvesse sempre a mesma função, e muitas vezes nem sabia o que estava sendo produzido. A intenção era que ofuncionário produzisse mais em menos tempo para aumentar a produção e consequentemente, o lucro.
Com uma dose de humor, Charlie Chaplin nos mostra a real situação vivida pela maioriados operários das fábricas: trabalhadores organizados de forma hierarquizada e sistematizada, e funcionários monitorados pelo tempo de produção.
Nos dias de hoje, algumas empresasainda utilizam esses métodos, que nem sempre é o melhor caminho, pois acabam instrumentalizando o homem impedindo que ele possa desenvolver outras funções, tornando o trabalho cansativoe insatisfatório.
A força dos funcionários de hoje e do passado continuam a mesma, por isso é que eles devem ser respeitados e valorizados. Sem eles o que seria das indústrias? Oque seria de nós?
tracking img