Charge, cartoon e propaganda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CARTUM

É uma narrativa humorística, normalmente destinada à publicação em jornais ou revistas.
Seu objetivo é provocar o riso do espectador; ele chega ao riso através da crítica mordaz, satírica, irônica e principalmente humorística do comportamento do ser humano, das suas fraquezas, dos seus hábitos e costumes.

O cartum escolhido apresenta linguagem visual e escrita, tem como título“Modernizando o Exercito”. Nele aparecem quatro homens; três deles de grande porte e um de pequena estatura; um dos homens traja um uniforme típico do Exercito brasileiro, outro se veste de forma despojada, pelas roupas sua profissão é estilista, os outros dois homens estão com variações da farda do Exercito um com a estampa baseada em grãos de soja e outro baseado em pasto.

O estilista diz ao homemvestido com a farda oficial do Exercito: “Essa estampa de camuflagem tá por fora, fofo. Daqui pra frente a tendência para a Amazônia será o padrão soja ou pasto.” Apontando para as variações da farda provavelmente criadas por ele. O vocabulário utilizado por ele é informal com características comuns a sua profissão.Esse cartum é uma crítica feita ao desmatamento na Amazônia por causa da plantação da soja e expansão da agropecuária.

O crescimento da soja está fazendo com que o Amazonas se destaque na produção de um dos itens mais importantes no ranking de exportações brasileiras. Grandes investimentos por parte do setor de agronegócio norte-americanotransformaram a Amazônia na mais nova fronteira agrícola do país. Até 2004, cerca de 1,2 milhões de hectares de florestas foram convertidas em plantações de soja. Esta expansão tem um preço não apenas para a floresta, mas para as populações indígenas e comunidades tradicionais, que são expulsas de suas terras para dar lugar à soja, e para milhares de pessoas que são enganadas e forçadas a trabalhar naderrubada da floresta. De acordo com dados levantados, atualmente a região amazônica segue uma orientação de ocupação dirigida pela produção extensiva da pecuária bovina e cultura da soja. As tecnologias desempenham papel importante no desenvolvimento da agropecuária e no desmatamento na Amazônia.

Ao usar a imagem do estilista para afirmar que a nova tendência de camuflagem na Amazônia é asoja e o pasto o cartunista critica o acelerado processo de desmate da floresta para a cultura da soja e a expansão da bovinocultura.

CHARGE

É um desenho ou uma pequena história em quadrinhos que possui um caráter humorístico e crítico. Destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricaturas. As charges sãoelaboradas por desenhistas e podem retratar diversos temas como, por exemplo, assuntos cotidianos, política, futebol, economia, ciência, relacionamentos, artes, consumo, etc. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco.

A charge escolhida tem o título “Mimetismo”, possui apenas a linguagem visual. Na mesmaestão presentes os candidatos a presidência do Brasil em 2010: Dilma Rousseff (atual presidente), José Serra e entre os dois está Marina Silva. A cor de cada um está representando o seu partido político. Dilma e Serra estão em forma de camaleão, que é um animal que tem um magnetismo chamado Mimetismo, esse animal possui uma capacidade especial de mudar a cor facilmente, acompanhando o local onde seencontra. O resultado da eleição ficou para o segundo turno (entre Dilma e Serra), e para conseguir o apoio da terceira candidata com mais números de votos, os dois ficam da cor verde para agradar a Marina, porém a mesma decidiu ficar neutra, na charge representada pela cor branca, e não apoiar nenhum.

A intenção do autor é fazer uma crítica a política brasileira, na ilustração é mostrada a...
tracking img