Chapeuzinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O mundo das fábulas.


Quando somos crianças, ficamos encantados com as histórias que nossos pais nos contam sobre dragões, fadas, bruxas e príncipes. Para chamar nossa atençãousam vários artifícios que nos levam a um mundo de imaginação com cores, formas e lugares diferentes. Para isso temos gêneros literários diferentes que nos dão opções de nosexpressarmos textualmente.
Um dos mais antigos, a fábula, procura mostrar um conjunto de pequenas histórias que tem como personagens principalmente animais, alguns até mesmo comcaracterísticas humanas e que tem o objetivo de transmitir sabedoria e caráter moral ao ser humano, sentindo e agindo como tal, sendo assim o animal se torna um exemplo a ser seguido pelo leitor. Oescritor que usar uma fábula como gênero textual, vai ter um ensinamento em mente, algo de bom que ele considere importante e queira passar para o leitor.
É um gênero muitoversátil, permitindo várias versões e maneiras de se expressar ao falar de um assunto, muitas vezes que está acontecendo com essa pessoa no momento, fazendo com que desperte um interesse maiorno leitor permitindo que principalmente crianças sejam instruídas de maneira que elas entendam a mensagem que o autor quer transmitir. Ao criar um texto em forma de fábula em sala deaula, o aluno vai ter uma opção divertida podendo usar de ironia, sátira, emoção e outros, para colocar no papel um pouco de sua criatividade e imaginação.
Com tantos gênerostextuais, vi na fábula uma maneira divertida e interessante dos alunos criarem suas próprias histórias, exercitar a imaginação e ajudar a educar. Com a dificuldade que temos em despertar ointeresse na leitura e escrita, vejo nela uma porta para que as pessoas voltem a ter essa vontade de expor suas idéias e refletir sobre os assuntos e pensamentos colocando-os no papel.
tracking img