Chacutaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Charcutaria

Introdução
Charcuterie (de "cadeira" de carne e cuit 'cozido' Extraído da cuiseur prazo de cadeira, que significa "panela de carne", é o ramo da culinária dedicada aos produtos de charcutaria, tais como bacon, presunto, salsicha, terrines, galantines, patês e confit, principalmente de porco.
Originalmente concebida como uma forma de preservar carnes antes do advento darefrigeração, eles estão preparados hoje para seus sabores derivados dos processos de preservação. Várias regiões da França e da Itália se diferenciam por terem
charcutarias renomadas, as quais fornecem fantásticos embutidos. Entendemos por embutido, então, o termo para exprimir a maioria das charcutarias, por estas apresentarem suas preparações embutidas, antigamente em tripas - prática que perdura aindahoje - e, mais recentemente, com as sintéticas tripas plásticas.
A charcutaria engloba confecções cruas, cozidas e defumadas. As salsichas frescas são feitas com carne que não foi previamente curada. Pelo contrário as salsichas cozidas e defumadas são cozidas e depois defumadas, de modo a conseguirem um maior tempo de conservação.
Podemos dividir a charcutaria em seis grandes categorias:preparações cruas (Jambon, Jamón, Prosciutto), as preparações cozidas (presuntos e lombos cozidos), as salsichas, os salsichões, salsichas tradicionais (Rillettes, patês, grattons) e as conservas.
Certos produtos como salsichas secas, jambon cru, podem ser conservados por mais tempo em um local fresco e ventilado. Outros como as rillettes e patês, devem ser consumidos rapidamente.

História
Empaíses como a Itália e a França, a charcutaria vem se desenvolvendo desde a Idade Média, onde então representava a solução para a conservação das carnes.
O termo veio da palavra francesa Charcuterie, nome feminino do século XVI, de Charcutiere - Indústria e Comércio da carne de porco, das preparações a base de porco.
O mesmo nome se refere às especialidades à base da carne de porco e, ainda, às lojasespecializadas em comercializar estes produtos.
A palavra francesa para uma pessoa que prepara charcutaria é charcutier, geralmente traduzido em Inglês como "açougueiro". Isto levou à crença errada de que só pode envolver produtos de charcutaria de porco. A Lover's Companion Alimentos, no entanto, diz que "ele se refere aos produtos, especialmente (mas não limitado a) especialidades deporco, como patês, rillettes, galantines, crépinettes, etc, que são feitos e vendidos em uma loja de estilo delicatessen, também chamado de charcutaria." A edição de 1961 do Larousse Gastronomique define como: "A arte de preparar carnes diversas, em particular carne de porco, a fim de apresentá-los nas diversas formas mais".
Os romanos podem ser os primeiros a ter regulamentado o comércio deprodutos de charcutaria como eles escreveram as leis que regulam a produção adequada de juntas de carne de porco, mas os franceses também tiveram alguma influência. Na França do século 15, local guildas (corporações artesanais) regulamentava comerciantes na indústria de produção de alimentos em cada cidade. Os membros destas guildas produziam uma série tradicional de carnes cozidas ou salgado e seco,que varavam, às vezes de forma distinta, de região para região. A única prima "carne" do charcutiers foram autorizados a vender foi unrendered banha. O charcutier preparava vários itens, incluindo patês, rillettes, salsichas, bacon, trotadores e queijo cabeça (músculos). Estes métodos de conservação de carnes garantiram que teria um longo período de vida útil.
Várias regiões da França e daItália se diferenciam por terem charcutarias renomadas, as quais fornecem fantásticos embutidos. Entendemos por embutido, então, o termo para exprimir a maioria das charcutarias, por estas apresentarem suas preparações embutidas, antigamente em tripas - prática que perdura ainda hoje - e, mais recentemente, com as sintéticas tripas plásticas.

Enchidos
A palavra enchido (Portugal) ou embutido...
tracking img