Cfop

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Na administração, aprendemos a planejar, controlar e organizar, independentemente de empresa ou organização. Ao analisarmos uma nota fiscal, percebemos a complexidade da mesma, ou seja, cada campotem um significado (normalmente código).
Cabe destacar que cada empresa trabalha de uma determinada forma e se não houvesse um padrão, cada uma, prestadora de serviço ou indústria, teria seus próprioscódigos e dificilmente se entenderia todos.
Desta maneira, utilizamos o Chamado CFOP (códigos ficais de operações e prestações), que é um código do sistema tributarista brasileiro, determinado pelogoverno e nada mais é que números que permitem identificar operações que tratam de circulação de produtos ou prestação de serviço de forma ampla, podendo todos ter acesso ao significado de cada ordemnumeral.
Todas essas questões serão devidamente ponderadas ao longo desse estudo, com o objetivo de conhecermos esses códigos numéricos, e a finalidade da utilização dos códigos do CFOP.

CFOP –CÓDIGOS FISCAIS DE OPERAÇÕES E PRESTAÇÕES

Os Códigos Fiscais de Operações e Prestações (CFOP) é destinado a aglutinar em grupos homogêneos, nos documentos fiscais, nos livros fiscais, nas guiasde informações e em todas as análises de dados, as operações mercantis efetuadas e os serviços sujeitos ao imposto prestados a ser interpretado de acordo com as normas explicativas que o integram.
OCFOP são códigos numéricos que identificam as respectivas naturezas das operações de circulação de mercadorias e das prestações de serviços de transportes intermunicipal e interestadual e decomunicação (este último incidente quando o serviço for prestado de forma onerosa).
As chamadas naturezas das operações ou prestações representam os motivos reais pelos quais as saídas ou entradas demercadorias ou produtos, bem como as correspondentes prestações de serviços, estão sendo realizadas, em função de cada um dos estabelecimentos dos contribuintes do ICMS (imposto sobre circulação de...
tracking img