cfdfdfdff

767 palavras 4 páginas
Silagem é garantia de alimento na época mais seca do ano (08/04/2009)
Document Actions

Foto Embrapa Milho e Sorgo

De forma geral, entre os meses de fevereiro e abril agricultores de várias regiões do país costumam fazer silagem. Considerada uma espécie de “reserva” de alimento para os animais - sobretudo bovinos - durante o período mais seco do ano, é uma segurança que o produtor tem de que não vai faltar comida para seu gado.

A silagem de milho é considerada a mais rica em energia. “O milho é uma das culturas mais utilizadas no Brasil para esse fim por apresentar um bom rendimento de matéria verde, uma excelente qualidade de fermentação e pela manutenção do valor nutritivo da massa ensilada, além da boa aceitação por parte dos animais”, explica o pesquisador José Carlos Cruz, daEmbrapa Milho e Sorgo. Em termos de produtividade, há registros de silagem de milho alcançando até 70 toneladas de matéria verde por hectare.

No entanto, o produtor deve estar atento às recomendações técnicas do processo. Um momento considerado fundamental para o sucesso é a decisão sobre a hora do início da ensilagem. Saber exatamente quando colher o milho traz ganhos na qualidade da silagem e, claro, ganhos financeiros ao produtor.

E qual é, então, o ponto ideal de colheita do milho para silagem? Considerando as condições práticas no campo, o melhor momento é quando o milho estiver entre 30% e 35% de matéria seca. Para saber quando o milho está nesta fase, o produtor pode usar a técnica da “linha de leite” do grão que consiste, basicamente, em saber em que ponto está o enchimento do grão.

O processo é simples. Colhem-se entre 7 e 10 espigas; despalham-se as espigas; quebram-se as espigas ao meio; e observa-se a coroa dos grãos na face anterior (abaixo) da ponta da espiga. Conforme a condição do grão, dá-se uma nota, que deve ser: “um” para grão leitoso (bom para milho cozido); “dois” para pastoso (bom para pamonha); “três” para grão farináceo (quando ele começa a

Relacionados