Cetoacidose diabetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
KILVIA DE MORAIS
OLAILTON CARVALHO

CETOACIDOSE DIABÉTICA

MACAPÁ-AP
2011

KILVIA DE MORAIS
OLAILTON CARVALHO

CETOACIDOSE DIABÉTICA

Trabalho entregue à Faculdade Seama, como requisito básico para nota parcial de G2 da disciplina Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso:Cuidado Intensivo ministrado pela docente Erika Fernandes do Curso de Enfermagem da turma 6EFM.

MACAPÁ-AP
2011
INTRODUÇÃOCetoacidose Diabética e uma das principais complicações do paciente diabético, ela ocorre pela falta de insulina, ocorre principalmente em pacientes que tem diabetes tipo 1 que não produz insulina e tem que tomar insulina exógena. E um tipo de patologia que acomete o paciente pela falta de insulina que tem uma função de bloqueia a gliconolise e a glicogênese onde a gliconolisefabrica, armazena elibera a glicose e a glicogênese e a elaboração da glicose a partir de lipídios e proteínas por isso que o paciente em processo de CAD emagrece, pois começa a fabricar glicose a partir dos lipídios e da proteína ou seja musculatura magra, esse processo leva a excretar cetonas. Dentre os principais aspectos clínicos temos a hiperglicemia ,desidratação e acidose . Os indivíduos com diabetesinsulino-dependente carregam o fardo da necessidade absoluta diária de insulina exógena, de monitorização do seu próprio equilíbrio metabólico e de prestar atenção constante à dieta.A insulina é o hormônio produzido pelo pâncreas que mantém os valores normais de açúcar no sangue. É ela que transporta a glicose para dentro das células, para elas produziremenergia ou estocarem a glicose para usar quandonecessário. Se há uma falta de insulina, o açúcar não consegue chegar dentro das células, que precisam arranjar outra fonte de energia. A solução é fazer a queima de gordura, que gera os corpos cetônicos, compostos químicos que podem levar a uma acidez do sangue (queda do pH sanguíneo), que se não for tratada adequadamente, pode levar o paciente à morte. Além disso, numa tentativa de reverter o quadro, ascélulas do fígado passam a produzir muita glicose e essa glicose é liberada no sangue. Infelizmente, essa glicose fica parada no sangue, pois não há insulina suficiente para transportar a glicose para dentro das células, o que gera um aumento da glicemia (níveis de glicose no sangue).
.

1. Conceito e Definição

A cetoacidose diabética é “caracterizada” por hiperglicemia, níveis elevados decorpos cetônicos no sangue e acidose metabólica. A deficiência de insulina, associada a níveis elevados de hormônios contra-reguladores (glucagon, cortisol, hormônio do crescimento e catecolaminas), é o principal “determinante” dessa condição.

2. Etiologia

A é mais freqüente nos diabéticos insulino-dependentes(DMID), podendo ocasionalmente surgir nos diabéticos não insulino-dependentes(DMNID). Há inúmeros fatores precipitantes ou desencadeantes tais como :

* interrupção da injeção diáriade insulina (diabético insulino-dependente );
* infecções;
* gravidez;
* cirurgias;
* traumas;
* erros ou excessos diabéticos
* pancreatite
* hipertireoidismo;
* infarto do miocárdio
* uso de drogasàclorotiazida : e principalmente,corticoides .
hidroclortiazida

3. Fisiopatologia

A cetoacidose diabética ocorre quando há deficiência relativa ou absoluta de Insulina em associação com um aumento dos Hormônios Contra-reguladores, sendo este o mais potente.Adrenalina e Glucagon inibem a captação periférica de glicose e aumentam a sua produção hepática, estimulando a Glicogênese e a Gliconólise.O Glucagon bloqueia a Lipogênesehepática e induz a Cetogênese.O Cortisol e o Hormônio do Crescimento bloqueiam a ação periférica da insulina e potenciam o efeito da Adrenalina e do Glucagon na produção hepática da glicose.Na deficiência da Insulina, o Cortisol, o Hormônio do Crescimento e Adrenalina promovem Lipólise pela degradação de Triglicérides em Glicerol e Ácidos Graxos Livres.A Beta Oxidação de ácidos graxos aumenta a...
tracking img