Cesio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Radiação por  Cesio: O césio não tem actividade biológica conhecida embora tenham sido feitos estudos em animais que indicam que possa ser tóxico em concentrações elevadas. Apesar de um catião isolado de césio ser substancialmente maior do que os dos outros iões alcalinos, quando hidratado é de dimensões semelhantes ao potássio, podendo substitui-lo, o que permite a sua absorção quando ingerido.A ingestão de césio é perigosa na sequência de acidentes nucleares uma vez que a fissão nuclear do urânio produz grandes quantidades de Césio 137. Este isótopo radioactivo emite partículas alfa (núcleos de hélio) e radiação γ provocando muitos danos ao organismo. Um exemplo do perigo da grande exposição ao césio radioactivo ocorreu na sequência do acidente de Chernobyl, que teve lugar emUcrânia no ano 1986, e que causou a morte a mais de 4000 pessoas. Mesmo passados muitos anos os efeitos da contaminação com o césio 137, que tem um tempo de semi-vida de 30 anos, ainda se faziam sentir em zonas tão distantes como a Grã-Bretanha.

A intoxicação com césio radioactivo pode ser tratada com permutadores iónicos. Têm sido utilizados zeólitos e também o azul da Prússia, à semelhança do queacontece com o tratamento para o envenenamento por tálio.

Descrição: O césio é um elemento químicoestá localizado no grupo dos metais alcalinos. Juntamente com o gálio e o mercúrio, é um dos poucos metais que se encontra no estado líquido a temperaturas próximas da ambiente (apresenta um ponto de fusão de 28.44 ºC). Entre as principais características a referir, cabe destacar que é um metal muitodúctil, macio e de coloração ouro prateado. Com excepção do frâncio, o césio é o elemento com menor electronegatividade e potencial de ionização, em toda a tabela periódica, sendo, portanto, o mais alcalino.

, Enquanto elemento o césio é extremamente reactivo. Por exemplo, reage explosivamente com água fria e mesmo com gelo a temperaturas tão baixas como -116 ºC, dando origem a uma base muitoforte, o hidróxido de césio (CsOH).
Este elemento, ainda que não muito abundante, tem algumas aplicações, nomeadamente a utilização do seu isótopo radioactivo (Cs-137) no tratamento do cancro ou em catalisadores para a indústria química
 

*O nome atribuído ao elemento (césio), provém do latim “caesius”, que significa “céu azul”, e que está associado às riscas azuis brilhantes que sãocaracterísticas no seu espectro de emissão e que ajudaram na sua descoberta.

Aplicações

O césio está envolvido em várias aplicações através dos seus compostos. A principal aplicação dos compostos de césio é a utilização do formato de césio na indústria de exploração de petróleo.

Dada a sua grande reactividade e afinidade pelo oxigénio, o césio é utilizado em tubos de alto vácuo para remover traçosde outros compostos que possam existir em fase gasosa, nomeadamente oxigénio e azoto.

O césio também é utilizado no campo da catálise, nomeadamente como aditivo para catalisadores para oxidação e hidrogenação.

A elevada massa do césio e a facilidade com que se ioniza fez com que fosse testado para utilização em motores de propulsão iónica para naves espaciais. A sua possível utilizaçãoneste tipo de aplicações, no entanto, é limitada, precisamente, pela sua elevada reactividade, que poderia provocar corrosão.

 Do ponto de vista das aplicações em medicina, o césio também apresenta algumas de especial relevância, nomeadamente no tratamento do cancro, através do radioisótopo Cs-137, que também é um dos principais contaminantes em caso de acidentes nucleares.

O Césio-137 e oacidente nuclear em Goiânia

Antes de setembro de 1987, a idéia de um acidente nuclear em território brasileiro era uma possibilidade remota envolvendo, no máximo, especulações pessimistas sobre as usinas de Angras dos Reis, no Rio de Janeiro ou, talvez, o IPEN, Instituto de Pesquisas de Energia Nuclear da Universidade de São Paulo, onde existe um pequeno reator atômico destinado a pesquisas....
tracking img