Certificacaodigital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

Pró - Reitoria de Graduação Tecnologia em Segurança da Informação Trabalho de Sistematização de Certificação Digital

O impacto da Certificação Digital em uma Sociedade conectada

Autor: Azevedo Nascimento da Silva Professor: Laerte Peotta de Melo

1.

Luanda

2011

1

1. Introdução Desde a revolução industrial até aos dias de hoje, são visíveis e incontornáveis as transformações propiciadaspelos avanços tecnológicos e científicos, que directa ou indirectamente mudo ―tem mudado‖ nossa rotina de vida de modo significativo. A este movimento, alguns autores chamam-no de globalização, sociedade da informação, inclusão digital e assim por diante, momento marcado pela não exclusividade da tecnologia às universidades ―americanas‖ e grandes centros de pesquisas, passando a fazer parte davida do cidadão comum, graças a abertura do mercado, a produção do computador e seus acessórios em grande escala, políticas de incentivo e disseminação da informática, levada à cabo por algumas instituições governamentais, pessoas singulares e jurídicas. Portanto, a sociedade da informação já está longe de ser um considerado um modismo, pela sua capacidade de implantar mudanças sociais, económicas epoliticas, pela integração de serviços e redução das distâncias físicas. A relação entre o cidadão e a sociedade é longa e intensa, marcada desde o nascimento à morte do individuo. A sociedade molda-se em função dos avanços tecnológicos verificados, em uma sociedade, encontram-se o governo e suas instâncias, com as quais também nos relacionamos como parte dos nossos deveres cívicos e garante dosnossos direitos, como seres humanos que vivem em sociedade. Hoje em dia, fala-se em cidadania digital, sociedade da informação, cidade digital entre outros termos, em referência ao modelo de gestão pública baseada na tecnologia da informação. A certificação digital é um pilar forte na garantia da qualidade, segurança e privacidade nas transacções realizadas na rede pública de computadores –Internet, como exemplo pratico, tem-se constatado o crescimento do comércio electrónico, a celebração de contratos com recurso a assinatura digital, a tramitação de documentos confidenciais pela Internet, assinatura digital em obras de produção intelectual, notas fiscais electrónicas entre outras actividades que serão abordadas ao longo deste artigo.

2

2. Desenvolvimento 2.1. Conceito de certificaçãoe assinatura digital 2.1.1. Certificações digitais Um certificado digital é um arquivo electrónico que armazena a assinatura digital do proprietário, assim como o nome do proprietário, organização, governo ou pessoa singular, a entidade emissora, entidade registadora, data de emissão, de validade, assim como a chave pública. O objectivo da certificação digital é evitar adulteração, interceptação eoutro tipo de fraude nas transacções online do tipo B2B, B2C, B2G. B2B: Transacções entre organizações B2C: Transacções entre organizações e clientes B2G: Transacções entre organizações e governos É bastante frequente o uso desta tecnologia na relação entre instituições bancarias e o cliente, conferindo confiança de que é o cliente que esta realizando as operações por meio do protocolo https epela instalação do certificado digital na maquina do cliente. O período de validade de um certificado digital pode ser compreendido em: Válido a partir de e válido até, juntando-se a outros itens, como nome da entidade emissora, nome do portador(a), são indispensáveis a um certificado digital.

2.1.2. Assinaturas digitais É possível afirmar que uma assinatura digital serve como meio de comprovaçãosobre a autenticidade e idoneidade de quem diz ser na realidade aquando de uma transacção online, evitando burocracia, economizando tempo e garantindo a confidencialidade, integridade e o não repúdio da informação trocada por ambas as partes. A assinatura digital que é feita por meio de um documento electrónico, também confere permissão a um grupo listado de indivíduos acessar informações...
tracking img