Certificação ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

EVERALDO APARECIDO PENZANI

as ferramentas da qualidade no uso do gerenciamento ambiental em empresa de pequeno porte

Piracicaba – SP
2010
everaldo aparecido penzani

as ferramentas da qualidade no uso do gerenciamento ambiental em empresa de pequeno porte

Pré-Projeto doTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Ambiental.

Orientador:

Piracicaba
2010
everaldo aparecido penzani

AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO USO DO GERENCIAMENTO AMBIENTAL EM EMPRESA DE PEQUENO PORTE

PRÉ-PROJETODO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO APRESENTADO À UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ, COMO REQUISITO PARCIAL PARA A OBTENÇÃO DO TÍTULO DE TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL.

Pré-Projeto do trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, no Centro de Ciências Humanas, da Saúde, Exatas e Tecnológicas de Piracicaba, como requisito parcial para a obtenção do títulode Tecnólogo em Gestão Ambiental.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 10

2. JUSTIFICATIVA 12

3. REFERENCIAL TEÓRICO 13

3.1 FERRAMENTAS ESTRUTURAIS DE QUALIDADE 13

3.2 diagrama de causa e efeito 14

3.3 fluxograma 14

4. objetivos 16

4.1 GERAL 17

4.2 específico 17

5. metodologia 17

5.1 ÁREA DE ESTUDO 18

5.2 coleta de dados 18

5.3 análise de dados 196. cronograma de execuçãso 20

REFERÊNCIAS 21

INTRODUÇÃO

Diante da pressão do mercado interno, da conscientização da sociedade por um mundo mais limpo, sustentável e renovável e a preocupação ambiental, das autoridades governamentais, as empresas começam a buscar na preservação do meio ambiente um diferencial de competitividade. Com a globalização, leis cada vez maisrestritivas direcionados ao meio ambiente, são impostas pelo mercado. Assim, a questão ambiental vem se tornando cada vez mais uma obrigação das empresas em suas atividades empresariais.
Com o objetivo de combater a degradação ambiental e criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental, no período de 1993 a 1996, a ISO (International Organizationfor Standarzation) reuniu diversos profissionais formados por representantes de pais membros e criou um comitê, intitulado Comitê Técnico TC 207 que teria como objetivo desenvolver normas (série 14000) nas áreas envolvidas com o meio ambiente. Este comitê desenvolveu a norma ISO 14001 que estabelece as diretrizes básicas para o desenvolvimento de um sistema que gerenciasse a questão ambientaldentro da empresa, ou seja, um sistema de gestão ambiental. É a mais conhecida entre todas as normas da série 14000. No Brasil, as normas foram introduzidas pela ABNT.
Diversas medidas vem sendo adotadas no sentido de harmonizar regulamentos e padrões, impedindo assim, conflitos entre regras diferentes. Entre elas estão a ISO 14000.
O presente trabalho tem como objetivodemonstrar como o SGA (Sistema de Gestão Ambiental) e suas ferramentas da qualidade pode alavancar o negócio da empresa, promover o marketing ambiental junto aos seus parceiros, fornecedores, colaboradores internos e seus familiares e inserir e conscientizar todos os envolvidos que a atividade comercial ou industrial possa ser executada de uma forma sustentável e menos agressiva ao meio ambiente.justificativa

Na sociedade atual muito se questiona sobre o desenvolvimento sustentável, no qual as necessidades do presente devem ser atendidas, mas sem comprometer as necessidades futuras.

Sabe-se que uma das várias preocupações que afetam as grandes empresas atualmente é o comportamento ambiental, por se tratar de um fator diretamente ligado à qualidade de...
tracking img