Certficação de pontes térmicas planas

3830 palavras 16 páginas
Certificação Energética
Pontes Térmicas Planas

Índice

1. Enquadramento O presente documento visa apresentar uma descrição acerca da temática de pontes térmicas planas, de forma a se compreender a importância das pontes térmicas no isolamento térmico de um edifício é necessário referir várias temáticas tais como: fenómeno de transferência de calor, RCCTE e certificação energética. O histórico da construção civil em Portugal em termos de isolamento térmico dos edifícios, teve uma significante melhoria durante as ultimas décadas, na medida em que se verificou a adopção de materiais com menor condutividade térmica para edifícios; esta medida verifica-se bastante útil, pois grande parte dos gastos energéticos dos edifícios provem da climatização, e uma vez que esta está fortemente relacionada com o isolamento térmico torna-se crucial investir em maneiras de reduzir as perdas térmicas de um edifício, cada vez mais há a aprovação de regulamentos relativos ao comportamento térmico/energético dos edifícios cada vez mais restritivos e com a implementação da certificação energética de edifícios, torna-se cada vez mais importante estudar e investir na área do isolamento térmico.

2. Transferências de calor
Os edifícios devem assegurar no seu interior um ambiente com condições mínimas de conforto e habitabilidade. Para tal, filtram a passagem da luz, ar, ruído e energia através da sua envolvente, criando, entre os ambientes interior e exterior, um contraste que possibilita a satisfação das condições referidas.
A transmissão do calor entre dois pontos ocorre sempre que se estabelece uma diferença de temperatura entre eles, desenvolvendo-se o fluxo de calor na direcção das temperaturas decrescentes.
A transmissão do calor a partir da envolvente pode ocorrer segundo três mecanismos distintos:

Condução;
Convecção;
Radiação.
2.1. Condução
Condução - é o mecanismo de transmissão de calor que assenta na

Relacionados