Cerrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluno: Oscar Ignacio de Jesus Santos nº: 35

Turma: 1022 Professor: Silas



Introdução











Vamos citar conteúdos como localização, que falo em quais estados o cerrado aborda, também vamos citar a importância histórica e natural e nela vamos falar sobre a vegetação e o que é preciso fazer para proteger o cerrado, logo após tem a ocupação e nela tem um poço dahistoria do cerrado e por ultimo tem o problema socioambiental e fala sobre o desenvolvimento urbano e etc..


Localização


Basicamente localizado no Planalto Central do Brasil em uma porção pequena representada no Sul do Brasil, estado do Paraná, município de Jaguariaíva. O cerrado é o segundo maior bioma do País, apenas superado pela Floresta Amazônica. O bioma é caracterizado por tiposespecíficos de vegetação, como a caatinga, o cerrado entre outros. É cortada por três das maiores bacias hidrográfica da América do Sul, com índices pluviométricos regulares que lhe propiciam biodiversidade. Uma área superior a dois milhões de km² é cerca de 20% do território brasileiro, tás como os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Piauí, o Distrito Federal, Tocantins eparte dos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, São Paulo, Paraná e Rondônia. Ocorrem também em outras áreas nos estados de Roraima, Pará, Amapá e Amazonas.



[pic]




Importância Histórica e Natural

Cerrado é a vegetação predominante do estado de Goiás, mas ninguém sabe se quer que exista o dia nacional do cerrado, ou que ele seja comemorado no dia 11 de setembro.

É preciso protegero cerrado, para se proteger a vida que ele abriga. O bioma cerrado foi reconhecido como “hot spot” para a conservação da biodiversidade mundial.

É um alerta máximo e muito sério, por isso é urgente aumentar o conhecimento sobre a importância de sua preservação. Precisamos mudar a maneira como vemos o cerrado.

Sem saber que sua biomassa subterrânea é maior do que a biomassa aérea e que asraízes das plantas podem atingir profundidades superiores a 10 metros, na busca de água e de elementos minerais nutritivos, não poderemos dar valor àquela vegetação.

Os serviços ambientais prestados pelo cerrado são fundamentais para a manutenção do solo, a regulação climática e o fornecimento de água. É preciso trabalhar desde cedo à consciência acerca das belezas do cerrado, mostrando suaspeculiaridades e sua diversidade, enaltecendo a riqueza e a biodiversidade desse meio ambiente, dando o seu verdadeiro valor no cenário regional, nacional e mundial.

O Cerrado precisa ser conservado, sendo ou não patrimônio nacional, e a conscientização da sociedade talvez seja a única chave para o sucesso dessa empreitada tão tortuosa.[pic]






Ocupação

A ocupação inicial dos Cerradoscomeçou no século XVIII, com a exploração de ouro e pedras preciosas. Em seguida instalou-se a pecuária extensiva e, a partir de meados deste século, com a construção de Brasília, a abertura de estradas e a valorização da terra em outras regiões, estabeleceu-se a agricultura extensiva, ou seja, monoculturas baseadas na correção de solos pelo emprego de calcário-dolomítico e na mecanização intensiva.O desenvolvimento da região criou atividades econômicas vieram se juntar às já tradicionais, tás como a metalurgia do ferro e do alumínio, a construção de grandes barragens para geração de energia hidrelétrica, o plantio de eucalipto para fins energéticos e a mineração. Atividades que foram desenvolvidas de forma prejudiciais ao patrimônio natural, produção de carvão vegetal destruiu quilômetrosquadrados do Cerrado metalúrgicos lançaram poeiras nocivas à atmosfera e dejetos aos rios regionais.

[pic]





Problemas socioambientais


Se destacando como a segunda maior formação vegetal brasileira e com predominância sobre 57% do estado de Minas Gerais, se torna de extrema importância os estudos que analisam a correlação deste bioma com o desenvolvimento urbano, social e...
tracking img