Cerrado: fitofisionomias de um parque municpal em Mato Grosso

1109 palavras 5 páginas
RELATÓRIO AULA DE CAMPO ECOLOGIA DE COMUNIDADES
(Fito fisionomias e Sucessões Ecológicas)

Discente: Elder Alves Docente: Ricardo Umetsu
“Plantas formando fito fisionomias significa que existem plantas de diferentes espécies, que no seu conjunto, determinam diferentes paisagens. Essas paisagens observadas é o reflexo da estrutura da comunidade, ou seja, um conjunto de diferentes espécies que estão ocupando um determinado habitat em função de suas características ambientais e formam então uma paisagem. Essa paisagem forma uma comunidade”.
Antes do início da caminhada foi apresentado aos alunos os materiais (termômetro infravermelho, medidor de temperatura e umidade relativa do ar e luminosidade, medidor de umidade e PH do solo) que seriam utilizados para obter dados das diferentes fito fisionomias encontradas na trilha principal do parque do Bacaba. Sendo assim, nosso objetivo era observar essas fito fisionomias, bem como as características de cada uma (tipo de vegetação, solo, etc.). Para melhor precisão, os valores microclimáticos foram coletados no retorno da caminhada, pois de manhã as variáveis estão geralmente padronizadas.
No início da caminhada na trilha principal, fizemos a primeira parada (ponto 1) e pudemos observar uma fito fisionomia chamada de cerradão que é um componente do bioma Cerrado, sendo que do lado direito apresentava um bom estado de conservação e do lado esquerdo um estado de regeneração, devido ter sido uma área de pastagem. O solo apresentava uma coloração avermelhada ou alaranjada.
Do lado direito notou-se a presença de muitas árvores e consequentemente sombra e folhas (serrapilheira) no substrato, resultado da ciclagem dos nutrientes que ocorre na floresta. Essas folhas ao serem decompostas, vão fazer com que os nutrientes voltem para o sistema. Essa decomposição é feita por uma comunidade de organismos, ou seja, cada etapa dessa decomposição é feita por um organismo específico (insetos, bactérias, fungos, anelídios, etc.)

Relacionados