Cerimon5a do camboble

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quantos segredos escondem as conchinhas dos búzios? Como elas conseguem adivinhar as angústias da alma e até os males do corpo?

"Aqui pra mim está surpreendente a sua melhoria, tá?”, disse Elson Sena, babalorixá.

Mais uma boa notícia. Confirmação de que Ranfly está livre da tuberculose ganglionar: uma doença que ataca o sistema linfático na região do pescoço.

"Quem me conheceu antes,no período da doença e me vê hoje fica surpreso. Foi muita diferença, bastante, eu perdi muito peso mesmo, fiquei muito debilitado", contou Ranfly dos Reis, técnico em radiologia.

saiba maisConheça a história de pessoas que acreditam na energia espiritual
Entenda como funciona a terapia pela imposição das mãos
Meditação ajuda mulheres na luta contra o desequilíbrio hormonal
Será que opoder da espiritualidade pode ajudar a ciência?
Veja os contatos de quem participou do programa sobre curas espirituais

Durante um ano, ele seguiu à risca dois tratamentos: o da medicina tradicional, com todos os remédios indicados, e o do candomblé, com seus banhos de ervas e rituais.

"Já recebi alta do tratamento. Não tomo mais o medicamento. A tuberculose sumiu. Até a glândula que eu tinhano pescoço, enorme, não precisei operar, ela sumiu", revelou Ranfly.

O oráculo não é um simples jogo de adivinhação. O pai ou a mãe de santo devem estudar muito para entender os conceitos do candomblé. Pai Elson precisou de sete anos para completar sua formação.

Luciene foi pedir socorro porque entrou em depressão diante de uma suspeita de câncer de ovário. O pai de santo observaatentamente o que os búzios têm a dizer. E define um tratamento para ela seguir junto com as recomendações médicas.

"Três dias de banho, tá vendo? Esse aqui é o seu começo. Após cada banho você vai acender uma vela pro seu anjo da guarda, vestir roupas claras e não vai estar se expondo nas ruas, nada disso. E o primeiro banho seu vai ser lá no terreiro, e depois você começar esses daí", disse PaiElson.

O novo caminho de Luciene começa no Mercado das Sete Portas, um dos mais movimentados de Salvador. É como se fosse uma farmácia onde se pode comprar os remédios receitados pelos orixás.

Para os sacerdotes dos terreiros, pais e mães de santo, as folhas e as ervas têm um grande poder terapêutico nos tratamentos recomendados pelo candomblé. Mas elas só funcionam se forem associadas a umaboa dose de fé. Aquela fé que encoraja, que ajuda o espírito a enfrentar as doenças.

Por apenas R$ 5, Luciene conseguiu todas as folhas da receita. Num mercado especializado como esse, dificilmente alguém vai embora sem levar tudo o que está na lista.

“O povo do candomblé consome muito isso, porque antes de fazer qualquer tipo de trabalho, a pessoa toma o banho pra poder limpar o corpo. Edepois do banho vai partir para o trabalho", afirmou o comerciante Odilon dos Reis.

No dia seguinte, Luciene vai a pé para o terreiro. Ela mora na mesma cidade, Simões Filho, na região metropolitana de Salvador.

Orientada por uma filha de santo, ela segue rigorosamente todas as obrigações ritualísticas antes do banho de folhas.

Cantigas na língua dos orixás. Pipoca para afastar os mausespíritos. Durante todo o banho de descarrego, Pai Elson reza pedindo a cura.

"A partir de agora os caminhos pra ela estariam abertos, é isso?”, perguntou o repórter.
“De minha parte. Agora ela vai precisar continuar com a fé porque ela tem alguns banhos pra tomar na residência, e retornar ao médico pra repetir alguns exames que normalmente eu indico", respondeu Pai Elson.

O tratamentoespiritual do candomblé tem o poder de renovar a auto-estima e afastar as energias negativas de quem procura ajuda nos terreiros. Sem influências negativas, o paciente fica mais fortalecido para enfrentar o que tiver que ser feito num tratamento médico. Essa é uma das principais conclusões da pesquisa do professor Fábio Lima, antropólogo da Universidade Federal da Bahia.

"O candomblé é um...
tracking img