Cerebelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - O CEREBELO NO SISTEMA NERVOSO HUMANO

O Sistema Nervoso (SN) Humano é composto por regiões distintas onde cada uma possui funções interdependentes, com múltiplos sistemas menores desenvolvendo uma complexa rede de informações somato-sensoriais, autonômicas e motoras somáticas. O controle somático e motor trabalham através de receptores que enviam, por fibras aferentes, estímulos sensoriaise recebem a ação do movimento por fibras eferentes gerando respostas motoras.

O SN divide-se em periférico (SNP), que corresponde às raízes nervosas, e central (SNC), que corresponde à medula e ao encéfalo. Estes sistemas possuem uma comunicação através da medula, onde ocorre o circuito dos impulsos nervosos. O SNC envolve quatro regiões importantes: tronco cerebral, gânglios da base,cerebelo e córtex cerebral, que determinam o controle do movimento, a sincronização, a coordenação e o aprendizado.

1.1 – Anatomia do Cerebelo

Órgão do Sistema Nervoso supra-segmentar, o Cerebelo, situa-se na parte dorsal do metencéfalo e dorsalmente ao bulbo e à ponte, contribuindo na formação do tecto do quarto ventrículo. Acima da fossa cerebelar do osso occipital, o cerebelo está separado dolobo occipital por uma prega da dura-máter, denominada tenda do cerebelo.

O Cerebelo possui uma porção ímpar e mediana chamada Vermis, ligado a duas massas laterais, os Hemisférios Cerebelares. Na face superior dos hemisférios o vermis é pouco separado, mas na face inferior a separação é bem definida por dois sulcos evidentes.

A divisão do cerebelo é feita por fissuras de orientaçãotransversal correspondendo a cada lóbulo de sua estrutura.

Os lóbulos recebem dominações diferentes no vermis e nos hemisférios. Os hemisférios são divididos em Hemisfério Superior (Lobo Rostral) e Hemisfério Posterior (Lobo Caudal) pela fissura Primária, considerada a mais profunda de todas as fissuras do cerebelo.

O vermis é dividido em nove lóbulos, delimitados por fissuras: lóbulo língula(fissura pré-central), lóbulo central (fissura pré-culminar), lóbulo culmen (fissura prima), lóbulo declive (fissura pós-clival), lóbulo folium (fissura horizontal), lóbulo tuber (fissura pré-piramidal), lóbulo pirâmide (fissura pós-piramidal), lóbulo úvula (fissura póstero-lateral) e lóbulo nódulo.

Cada lóbulo do vermis é referente a uma estrutura dos hemisférios. O hemisfério superior estáreferente a língula, lódulo central e o culmen. No hemisfério superior a língula não tem correspondente, mas referente ao lódulo central é a Asa do Lóbulo Central, referente ao culmen está a Parte Superior do Lóbulo Quadrangular. O hemisfério posterior é referente aos lódulos do declive, folium, tuber, pirâmide, úvula e o nódulo. Todos os lóbulos têm correspondente no hemisfério posterior: referenteao lóbulo declive é a Parte Posterior do Lóbulo Quadrangular, referente ao folium está Lóbulo Semilunar Superior, referente ao túber está o Lóbulo Semilunar Inferior, referente à pirâmide está Lóbulo Biventre, referente à úvula está a Tonsila e referente ao nódulo está o Flóculo. Estas subdivisões lobulares só podem ser identificadas no Cerebelo através de um corte sagital mediano.

O Cerebelopossui ainda estruturas separadas importantes, como Pedúnculos Cerebelares que fazem ligações com o Tronco Cerebral e divide-se em inferior, que se liga ao Bulbo, médio, que se liga à Ponte e superior, que se liga ao Mesencéfalo e possui também dois Véus Medulares, superior e inferior, que contribuem com a formação do quarto ventrículo.

1.2 - Estruturas e conexões intrínsecas do cerebelo

Ocerebelo possui uma conexão através de vias nervosas com as estruturas do SNC e SNP. Com a periferia, o cerebelo possui uma rede de fibras aferentes e eferentes que recebem sinais dos receptores proprioceptivos localizados nas articulações, nos músculos e em todos os pontos que dão informação sobre o estado físico do corpo. No SNC, toda vez que o córtex motor, os gânglios da base e o tronco...
tracking img